Obras da Igrejinha e São José são concluídas

Data: 08-06-2021

O presidente da Emusa, Paulo César Carrera, acompanhou o prefeito Axel Grael durante visita às obras de urbanização da Igrejinha (Caramujo) e São José (Fonseca) na manhã da última sexta-feira (04/06). Vistoriaram o término das obras na localidade Ramo 500, na Igrejinha, que recebeu rede de drenagem e pavimentação, além de uma contenção de encosta. Em São José, vistoriaram a contenção na Travessa Jerônimo Afonso que também foi finalizada.

Consideradas uma das áreas mais carentes de infraestrutura da cidade, as intervenções mudaram o cenário da região. “Somente em contenção de encostas, 15 localidades receberam obras: 10 em São José e cinco na Igrejinha”, explicou o presidente da Emusa, Paulo César Carrera. De acordo com ele, na Travessa Jerônimo Afonso foi concluída a segunda etapa de uma contenção, necessária para aumentar a extensão da cortina atirantada em 26 metros, devido ao comprometimento do talude. Também foram incluídas a construção de um muro inferior, nova calçada e guarda corpo.

As obras de urbanização das comunidades também permitiram melhorias nas escadas de acesso, calçadas, meio fio e sarjetas. A rede elétrica foi substituída. As áreas de esporte e lazer foram revitalizadas, praças e espaços de convivência, com inclusão de playground e academia da terceira idade foram construídas. A comunidade de São José conta agora com um anfiteatro, e a Igrejinha com o Parque Esportivo, que possui um campo de futebol com medidas oficiais, pista de bicicross e quadra poliesportiva.

“Foi necessário vencer muitas etapas para dar andamento aos projetos, pois eram muitas intervenções em áreas extensas, com projetos desafiadores, mas cada um teve sua importância”, completou o prefeito de Niterói Axel Grael.

Investimentos

A urbanização de São José e Igrejinha fizeram parte do programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social da Prefeitura de Niterói, e foram financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na primeira, o investimento foi de R$44 milhões e, na segunda, R$32 milhões. A obra complementar da Jerônimo Afonso foi realizada com recursos próprios da prefeitura, e teve investimento de R$290 mil.