Obras da Comunidade São José recebem vistoria

Data: 30-05-2019

O presidente da Emusa, Reinaldo Pereira, acompanhado do prefeito Rodrigo Neves, do diretor de Planejamento e Captação de Recursos, Paulo César Carrera, do secretário municipal de Planejamento, Axel Grael e equipe de engenheiros da prefeitura percorreu na manhã desta quinta-feira (30/05) as Travessas São José, Nova Esperança e Dona Zinha na Comunidade São José, no Fonseca, no quarto dia de atividades do projeto Prefeitura Móvel que esta semana está instalada no Horto do Fonseca. As três vias já tiveram contenções de encostas, escadas de acesso e hidráulicas, drenagem e pavimentação concluídas, faltando a conclusão das calçadas, meio fio, sarjetas e parte da pavimentação na Travessa São José, que está programada para finalizar até o dia 15 de julho.

Muitos moradores acompanharam o percurso e não escondiam a satisfação com o resultado da obra. “Moro há 67 anos aqui e nunca vi uma mudança tão grande. Os transtornos existem mas sabemos que os benefícios virão”, disse dona Neli Silveira Gonçalves. Dona Maria de Lourdes reforçou: “é incrível como nossa vida mudou. Tudo o que foi feito era muito necessário e nos trouxe mais qualidade de vida”, afirmou a moradora da Travessa Nova Esperança.

O prefeito Rodrigo Neves lembrou do esforço que foi realizado por parte da equipe técnica para retomar um projeto que estava na gaveta e conseguir executá-lo com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Mais de 50 etapas foram vencidas para conseguir tirar este projeto do papel e melhorar a qualidade de vida de centenas de famílias de uma região com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade. Além disso, poder gerar empregos para dezenas moradores que estavam desempregados”, destacou.

As intervenções na comunidade fazem parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (Produis), que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investimento na Comunidade de São José é de aproximadamente R$45 milhões e a previsão de conclusão das obra é em janeiro de 2020. Cerca de 1.500 famílias serão beneficiadas com as obras.