Obras avançam nos Cieps do Fonseca e Cantagalo

Data: 05-02-2019

Abandonados há anos e com a infraestrutura degradada, Prefeitura Municipal de Niterói municipalizou e, através da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) iniciou há cinco meses a revitalização dos Cieps Anísio Teixeira, no Fonseca, e o Ester Botelho, no Cantagalo.

Neste primeiro a pintura da fachada e a interna, das salas e banheiros, está com 70% de execução. A colocação dos novos pisos já foi concluída. A área externa ainda será pavimentada, assim como ganhará nova urbanização, com o plantio de grama e mudas de plantas. A instalação da rede elétrica ainda não foi iniciada.

No CIEP do Cantagalo estão sendo executados também a pintura da fachada e a colocação das esquadrias das janelas. Toda a cobertura do prédio recebeu impermeabilização. O forro será feito em gesso em todo o prédio, assim como na biblioteca. A quadra também receberá novo alambrado. “Mesmo com a reforma geral dos prédiosas características originais serão mantidas”, garantiu o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini.

Com investimento total de R$ 15 milhões, a previsão de conclusão de ambos é até o final deste semestre.

Espaço Nova Geração – Quando forem reabertos, os CIEPs se transformarão em Espaços Nova Geração de Niterói, onde 1200 crianças e jovens das regiões terão acesso gratuito a atividades e projetos de formação técnica, cultura, educação, esporte e lazer.
O objetivo é promover o desenvolvimento de crianças e jovens oferecendo oportunidades que abram horizontes e novas perspectivas para o futuro.

Entre as atividades que serão oferecidas estão: basquete, futebol, lutas, dança; literatura, música, dança, cinema, teatro e artes visuais, escrita criativa, curso de idiomas, pré-vestibular, reforço escolar, educação financeira, empreendedorismo, informática, oficinas de culinária, horta comunitária e jardinagem.

Visando garantir o pleno desenvolvimento dos participantes, os Espaços Nova Geração incluirão na metodologia de trabalho o encontro com as famílias, atendimento psicossocial, banco de empregos e acompanhamento para ingresso no mercado de trabalho.