A nova Praça na Rua Castilho França, em Icaraí, entrará em nova etapa de obras até o fim do ano. Com a finalização das demolições, neste momento o espaço passa por limpeza do terreno. O revestimento das calçadas já foi iniciado e a próxima etapa será a abertura da rua projetada que vai ligar a Rua Castilho França à Rua Miguel de Frias. Toda infraestrutura de cabeamento subterrâneo já foi concluída.
Iniciada no dia 02 de setembro, o principal objetivo da intervenção é melhorar a mobilidade da região. Com expectativa de beneficiar 20 mil pessoas por dia, o acesso ao bairro de Icaraí será facilitado com uma nova ligação da rua Roberto Silveira com a Fagundes Varela, mesmo durante o horário da faixa reversível. “Com isso, vamos desafogar o trânsito na conversão da Roberto Silveira em direção à Miguel de Frias, que hoje está sobrecarregada. Além disso, quem mora em Santa Rosa e no Jardim Icaraí e que tenha como destino a Fagundes Varela e a Praia de Icaraí também terão a opção de passar por essa rua”, explica o prefeito de Niterói, Axel Grael.
Segundo o presidente da Emusa, Paulo César Carrera, o padrão de piso será o mesmo da Marquês do Paraná. A praça será arborizada, privilegiando um paisagismo com a utilização de peças nativas da Mata Atlântica, além de iluminação LED e rampas de acessibilidade. “A obra vai resolver ainda a interrupção do fluxo de bicicletas na ciclovia, no sentido da Miguel de Frias em direção à Roberto Silveira. Teremos uma nova praça e acabaremos com o conflito no cruzamento da Roberto Silveira”, destacou.
A previsão de conclusão das obra é para final de janeiro e o investimento é de R$5,5 milhões.