Até novembro seis blocos do novo IACS estarão concluídos

Data: 28-09-2021

O presidente da Emusa, Paulo César Carrera, acompanhou o prefeito Axel Grael, na manhã desta terça-feira (28), em uma vistoria às obras do novo Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS), da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus do Gragoatá. Orçado em R$ 28 milhões, o projeto contará com 110 salas interligadas e distribuídas em 11 blocos (cinco blocos de salas de aula e seis blocos com salas especiais como bibliotecas, cinema, estúdios de gravação, salas de marketing) e sala de Exposição.

De acordo com Paulo César, no momento estão concluídos dois blocos de salas de aula (D4 e C6), e a sala de Exposição (Bloco E) com banheiros, copa e administração e o pátio. Até o mês de novembro a expectativa é de que mais três blocos estejam concluídos, além do pátio com o anfiteatro, totalizando sete espaços finalizados.

“A cobertura com impermeabilização, parte elétrica e hidráulica, instalação de ar condicionado também já estão concluídas.  Cerca de 90 % das fachadas já estão prontas e está sendo iniciado agora a parte de urbanização externa, com a instalação de piso intertravado nos pátios”, explicou.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que a parceria consolida a vocação da cidade para a inovação e o audiovisual, além de contribuir para a retomada da economia. “O instituto vai dar um espaço adequado para milhares de novos profissionais que vão atuar no mercado de trabalho no Brasil, de um modo geral, gerando empregos, renda e melhorando a qualidade de vida”, disse ele.

Já para o reitor Antônio Claudio Lucas da Nóbrega a obra é o resultado de uma parceria histórica entre a Prefeitura de Niterói e a UFF, que será importante não só para a comunidade acadêmica, mas para a cidade como um todo. “A universidade não recebia nenhum recurso para fazer grandes investimentos em obras. Essa parceria com a prefeitura, que tem sempre um olhar de qualificação da cidade com uma sensibilidade muito apurada do prefeito, envolveu também o Cinema Icaraí para ser reativado nesta grande cooperação de cultura, artes e cinema”, declarou.

O Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) foi fundado em 1968 e tem cinco departamentos e aproximadamente 3.500 alunos. O projeto do novo prédio, elaborado pela comunidade do instituto, foi mantido para a construção de onze edifícios e a previsão de conclusão é para o segundo semestre de 2022.