Obra de restauração da Ilha da Boa Viagem será iniciada

Data: 10-02-2022

Foi assinada a Ordem de Início das obras de restauração de todos os equipamentos da Ilha da Boa Viagem, importante patrimônio histórico e turístico da cidade. O prefeito Axel Grael e o presidente da Emusa, Paulo César Carrera, certificaram o início das intervenções durante uma visita ao espaço na manhã desta quinta-feira (10).

Para retirar as obras do papel, a espera durou mais de nove anos, necessária para buscar todas as autorizações necessárias, como contou o prefeito Axel: “Desde 2013 a prefeitura se empenhou para conseguir todas as documentações dos órgãos competentes e, assim, desenvolver um projeto devidamente aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e pelo Serviço de Patrimônio da União.”

Com investimento de R$5,5 milhões, o Castelo (sede dos escoteiros), a Capela Nossa Senhora da Boa Viagem e o Fortim serão completamente restaurados. Ainda será acrescentada uma área administrativa para a equipe de gestão e um ambiente cultural com espaço para exposições. A previsão de conclusão das obras é março de 2023.

De acordo com o presidente Paulo César, todos os projetos e planejamentos para essa intervenção foram executados com extrema cautela e pesquisa: “Contamos com vários profissionais especializados em restauração para não haver descaracterização desse importante patrimônio. Após o término da obra, o visitante terá a Ilha e os equipamentos com toda a estrutura e arquitetura original, além de total segurança durante o passeio.”