Obra de contenção beneficiará prédio da Maternidade Alzira Reis

Data: 17-06-2019

Como parte do pacote de obras que a Maternidade Alzira Reis receberá a partir de agosto, será iniciada, esta semana, uma obra de contenção de encosta na Av. Carlos Ermelindo Marins, localizada na comunidade do Preventório (atrás da maternidade). Com investimento de cerca de R$ 1 milhão, a construção da contenção será com o uso da técnica do solo grampeado com geomanta e o prazo de conclusão da obra é de 05 meses.

“A iniciativa é o primeiro passo para garantir a segurança do hospital que, em breve, passará por obras de reforma e ampliação”, conta o secretário de Obras, Vicente Temperini. Ainda de acordo com ele, a demanda é um problema antigo que a maternidade vivia com a encosta. “Agora, com a realidade das obras da nova maternidade, aceleramos este processo para garantirmos a execução de mais essa contenção, que levará segurança a todo o entorno”, declara o secretário.

A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) publicou, no último sábado (15/06), no Diário Oficial, a Ordem de Início da obra.

Reforma mudará realidade da Maternidade

A Prefeitura de Niterói vai investir R$ 15 milhões na substituição de toda infraestrutura predial, com redimensionamento de instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, inclusão de sistemas de ar condicionado em toda a edificação, atendimento por grupo-gerador para fornecimento de energia, sistema de controle por câmeras de segurança e implantação de rede de lógica integrando todos os serviços através de sistema de informação.

Será implantada uma Unidade de Cuidados Intermediários para Recém-nascidos, com seis berços em ambiente equipado e planejado. O projeto também contempla atenção aos ambientes de acolhimento, com salas específicas para os exames de ultrassonografia, ecocardiograma e análises clínicas; leitos de observação para avaliação da indicação de internação; além de ambientes planejados para estar de acompanhantes e para as atividades de apoio ao aleitamento.

A unidade, que é especializada em parto normal humanizado e realiza cerca de 130 procedimentos por mês, não vai interromper o atendimento durante a obra.