Alameda São Boaventura será reurbanizada

Data: 13-01-2023

O prefeito Axel Grael e o presidente da Emusa, Paulo César Carrera, assinaram na noite desta quarta-feira (11), no Teatro Popular Oscar Niemeyer, a Ordem de Início das obras de urbanização da Alameda São Boaventura, uma das mais movimentadas e importantes vias de Niterói, além de ser um dos acessos à Ponte Rio-Niterói.
Com muita alegria, Axel explicou que esta será a maior obra que a gestão deve entregar durante o ano em que a cidade completa 450 anos. “Esse é um dia muito importante e um momento de muita alegria. Quero agradecer a toda equipe da Prefeitura que vem tocando com tanta responsabilidade os projetos no município. Essa obra de grande porte, em especial, é um desafio para a gente, mas tenho certeza de que a transformação vai valer muito a pena. Vamos trabalhar para que ela siga com a maior qualidade e em menor tempo”, prometeu.
De acordo com Paulo César, a primeira etapa será a elaboração do projeto executivo para, posteriormente, iniciar a intervenção: “ao longo de toda a via será realizada a topografia, sondagem, cálculo e a viabilização para instalação do canteiro de obras. O prazo é de dois meses,” explicou.
O investimento será de R$114 milhões e as obras incluem, ainda de acordo com o presidente da Emusa, a modernização dos corredores viários, semelhante aos terminais do BHLS da Transoceânica, melhoria e ampliação da rede de drenagem, pavimentação, acessibilidade das calçadas e implantação de ciclovia nos dois sentidos da via.
A via também receberá uma quadra poliesportiva embaixo do acesso à ponte Rio-Niterói, áreas de convivência com bancos de concreto, iluminação em LED e novo paisagismo. O prazo de execução será de 18 meses.
Estiveram presentes à cerimônia, o vice-prefeito, Paulo Bagueira, os secretários municipais de Obras, Vicente Temperini, de Urbanismo, Renato Barandier e o presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói (Famnit), Manoel Amâncio.
Plano 450 Anos:
A revitalização faz parte do Plano Niterói 450 Anos, no eixo Zona Norte, onde estão previstos investimentos de R$415 milhões até 2024. Além da revitalização da Alameda, o plano prevê outras melhorias importantes para a região como: implantação do Restaurante Popular do Fonseca e inauguração do primeiro Centro Cultural da Zona Norte.
A Prefeitura também está desenvolvendo o projeto para a criação do Terminal Rodoviário do Caramujo, que tem como objetivo otimizar o sistema e fazer com que veículos de baixa ocupação não entrem no corredor da Alameda. Isso vai contribuir para a diminuição dos congestionamentos e, consequentemente, para a redução nos tempos de viagem.