Obra da Ilha da Boa Viagem recebe nova vistoria

Data: 11-01-2023

O prefeito Axel Grael e o presidente da Emusa, Paulo César Carrera, realizaram nesta terça-feira (11), mais uma vistoria às obras de restauração da Ilha da Boa Viagem. Na ocasião,  fiscalizaram a finalização da obra do Fortim, o primeiro dos três equipamentos a ser concluído.

O presidente Paulo explica que, além da pintura e drenagem, o Fortim teve o emboço recuperado e o piso recomposto em terracota: “Futuramente o espaço poderá abrigar vários eventos e exposições, e a vista será uma das mais bonitas da cidade”, contou.

As intervenções prosseguem na Capela: a fachada frontal e a torre passam por recuperação. Já foram instaladas as redes elétrica, hidráulica e sonora. As portas e o coro também estão restaurados e será instalado o ar condicionado. Ao lado da Igreja está em andamento o conserto de um poço que se transformará em cisterna, dividida com água pluvial e potável para uso da Ilha.

No Castelo, o telhado passou por impermeabilização e a equipe executa o corte da laje para colocação da estrutura metálica. O equipamento será a sede de um museu com uma sala de exposição e, ainda, terá um espaço para uso dos escoteiros e uma cafeteria.

Após a visita, o prefeito Axel comentou que, em breve, Niterói terá de volta esse patrimônio turístico: “Fiquei muito satisfeito com a qualidade da obra, que requer cuidado e atenção, mas a equipe está sendo muito meticulosa e busca as soluções ideais para esse trabalho de restauração tão importante.”

Com investimento de R$5,5 milhões, o objetivo é finalizar as obras em julho.

Também participaram da vistoria os secretários municipais de Obras, Vicente Temperini; de Ações Estratégicas e Economia Criativa, André Diniz, e a diretora de Planejamento e Captação de Recursos da Emusa, Priscila Freitas.