Novas contenções serão entregues em setembro

Data: 29-08-2018

O mês de setembro será marcado pela entrega de várias obras de contenção em diferentes pontos da zona Norte de Niterói. No Caramujo, por exemplo, quatro obras serão entregues: na Travessa Jurandir, Rua Selma, Bombeiro Américo e Jerônimo Afonso. No Fonseca, o Morro do Bonfim terá sua obra concluída, além das da Rua Moacir Padilha, no Morro do Estado (Centro), e a Rua Jandira Pereira, em Santa Bárbara.

Apenas nestas obras, a governo municipal investiu cerca de R$ 22 milhões. As entregas representam maior segurança para várias famílias que vivem na região. As técnicas implantadas em todas elas, como a instalação de cortina atirantada, solo grampeado, estruturas estabilizadoras e guarda-corpo evitam os deslizamentos de terra durante os períodos mais chuvosos.

“Pedi por muitos anos por essas obras na minha comunidade que sofria com o abandono. Agora podemos dormir mais tranquilos”, disse a moradora Maria de Lourdes, moradora há 20 anos na Rua Selma.

Nos últimos cinco anos, a gestão municipal já investiu cerca de R$150 milhões em obras de contenção de encostas. “Nem sempre vistas pela população, essas obras permitiram que Niterói não registrasse nenhum evento como deslizamento de terra nos últimos anos e por conta disso nenhuma vida humanas foi perdida, diferentemente do que ocorreu em 2010 durante a tragédia do Bumba”, lembrou o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini.

Obras em andamento

Na Rua Jonathas Botelho, no Cubango, a obra foi dividida em cinco frentes de trabalho(duas nas laterais, uma na parte baixa, outra no meio e a última acima do nível da rua). Em todas essas estão sendo executadas a cortina atirantada com vigas estaqueadas, guarda-corpos e solos grampeados. Com investimento de R$9 milhões, a previsão de entrega será a partir de novembro até fevereiro de 2019 (dentro do prazo contratual).

Na região central de Niterói, as intervenções acontecem na Rua Moacir Padilha, no Morro do Estado. Já foram concluídas a limpeza e a colocação do guarda-corpo da praça. Equipes trabalham na perfuração dos tirantes para a confecção da placa atirantada. Em seguida, iniciarão o jateamento de concreto e o concreto projetado. Já no Morro do Arroz, também localizado no Centro, equipes desenvolvem as mesmas técnicas para a implantação da cortina atirantada com vigas estaqueadas e solo grampeado.

Na Ponta da Areia, a Rua São Paulo, nº 121 e 122, recebe intervenções desde final de julho. Após a realização da limpeza, com roçado e capina do terreno, verificou-se a necessidade de novos serviços que incluem a ancoragem e desmonte de blocos rochosos e colocação de barreiras de proteção para prevenir deslizamentos de terra.