Novas contenções iniciam em 2020

Data: 30-12-2019

A Prefeitura de Niterói, através do Programa Niterói Mais Resiliente, continuará atuando na gestão de controle de riscos pela cidade e levará mais investimentos e segurança para a população. Em 2020, novos bairros e áreas consideradas de risco serão beneficiados com investimentos em obras de contenção de encostas.

“O mês de janeiro iniciará com as licitações que levarão obras às comunidade do Boa Esperança, em Piratininga, e também à Viradouro e União, onde estão previstas obras de encostas em 10 pontos distintos, com toda urbanização da comunidade”, explica o presidente da Emusa, Reinaldo Pereira. Ainda de acordo com ele, outras localidades aguardam a finalização do certame e as intervenções estão previstas para iniciarem no primeiro semestre: Santa Bárbara, com três novos pontos; Morro dos Marítimos e Travessa Arantes, no Barreto; Morro do Santo Cristo e Rua Bonfim, no Fonseca; além da Rua Albino Pereira em São Francisco.

Em 2019, 54 pontos hierarquizados com alto grau de risco de deslizamento pelo Plano de Gerenciamento e Prevenção de Riscos receberam obras. Estão concluídas as da Rua Getúlio Vargas, no Ingá, incluso no Lote 01; três intervenções na Rua Padre Anchieta, no Morro do Estado, Lote 02; as contenções da Travessa 22 de maio, no Buraco do Boi, além da Ladeira Major Rocha e Travessa Francisco Soares Pacheco, no Morro da Penha, Ponta D’Areia, do Lote 03.

Já em Santa Rosa foram finalizadas obras na Travessa Beltrão e na Rua José Vergueiro, no Vital Brasil, inclusas no Lote 07. Outros pontos estão em fase final de execução.

Além deste pacote, outras 30 encostas da cidade receberam obras em 2019, como a Rua Jornalista Moacir Padilha, no Centro, cuja extensão, de 2.800 metros quadrados, foi a maior obra já realizada pela gestão. Também foram finalizadas as grandes intervenções nas ruas João Teodoro da Silva, no Cantagalo, Custódio Esteves, em Santa Bárbara e Jonathas Botelho, no Cubango. Juntas, as urbanizações das comunidades de São José, e Igrejinha, nos bairros do Caramujo, entregaram 15 novos pontos de segurança e proteção aos moradores.

Para janeiro de 2020 está prevista a finalização de outras obras como o calçadão de Jurujuba, que construiu as cortinas atirantadas à beira mar, além das contenções da Rua Leonel Brizola, no Morro do Palácio, e na Rua Jerônimo Afonso, no Caramujo.