Niterói rumo aos 450 Anos: obras avançam pelo Centro da cidade

Data: 11-09-2023

A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) realiza um intenso trabalho rumo à comemoração dos 450 Anos de Niterói. Responsável por seis intervenções no Centro da cidade, a Emusa efetuou grandes avanços nos projetos que já transformam a realidade do niteroiense.

1- Revitalização da Avenida Rio Branco

Quem passa por uma das principais vias de acesso ao Centro, a Avenida Visconde do Rio Branco, pode acompanhar diversos operários executando a requalificação das calçadas, um trabalho artesanal para a colocação das pedras portuguesas. Há também movimentações no canteiro central da pista, com escavações e preparo do terreno onde serão instalados novos pontos de ônibus.

De acordo com o presidente da Emusa, Antonio Lourosa, as intervenções já chegaram próximas ao Terminal Rodoviário João Goulart: “Sabemos que essa é uma área de grande movimentação para os cidadãos. Por isso, estamos preocupados em gerar o mínimo de transtorno para os pedestres, por meio de uma sinalização eficiente e também com o sistema de pare e siga pela calçada. Assim, avançamos com as obras sem grandes interdições.”

2- Entorno da Concha Acústica

Após as intervenções na Rua General Osório, que recebeu nova drenagem e foi transformada em uma via de mão inglesa, o trabalho acontece nas calçadas do entorno da Concha Acústica. No local, há uma grande preocupação com a acessibilidade e o paisagismo, para gerar total integração entre o novo Parque Esportivo em construção no local e a pista de Atletismo da UFF, também em obras.

3- Revitalização das ruas do Gragoatá

A reforma da Praça Duque de Caxias, próxima ao Forte do Gragoatá, foi a primeira entrega concluída na região. Tradicionalmente conhecida como Praça do Soldado, a cerimônia de inauguração das obras aconteceu em 25 de agosto, Dia do Soldado, e reuniu militares e civis de Niterói. O espaço recebeu novo paisagismo, troca de piso, instalação de área de convivência e iluminação em LED.

Outra praça inserida no projeto, a Santos Dumont também passa por obras. A equipe executa a colocação do novo piso, com revestimento de placas cimentícias. Futuramente, a praça estará integrada à nova sede do Programa Niterói de Bicicleta, após a conclusão da restauração do Castelinho.

4 – Novo Parque Esportivo da Concha Acústica

Está prevista para novembro, mês de aniversário de Niterói,, a entrega dos primeiros equipamentos do Parque Esportivo da Concha Acústica: as quadras de vôlei de praia, tênis e poliesportiva. A equipe continua trabalhando na colocação da grama sintética do campo, na concretagem da pista de caminhada e no acabamento dos vestiários. O entorno do campo de futebol também recebe a colocação do alambrado. Para incrementar a área de lazer, também será instalada uma academia da terceira idade e brinquedos infantis.

5 – Pista de Atletismo da UFF

Já está ganhando forma a nova pista de atletismo da Universidade Federal Fluminense. A construção da arquibancada e a pista de caminhada já se encontram em fase final de execução. O local também terá um campo de futebol, cujos sistemas de drenagem e irrigação já estão concluídos. Há um maior trabalho nos quatro vestiários do complexo, onde ocorre a instalação das redes elétrica e hidráulica, além do emboço da área externa. O objetivo é entregar todo o espaço em dezembro.

6- Restauração da Casa Norival de Freitas

A Casa Notre Revê, importante prédio histórico do Centro, futura sede do programa Aprendiz Musical, já possui importantes mudanças no delicado processo de restauro.

Até o momento, já foi concluído o trabalho de restauração das portas e janelas de madeira que compõem a frente do imóvel. O conjunto havia sido retirado no início da intervenção e encaminhado para uma oficina especializada, onde permanecerá armazenado até o momento de sua reinstalação.

Também já foi finalizada a decapagem e o chapisco de uma das laterais e da área frontal da Casa, com o início do processo de reboco e restauração de parte da fachada.

As equipes também atuam na preparação para a instalação das estacas do novo prédio anexo, que será construído nos fundos do terreno e contará com três pavimentos, com cafeteria, auditório com camarim, sede administrativa, estúdio, área de convivência e um terraço com local de contemplação.

Centro 450 em números

Até 2024, o plano prevê investimentos públicos de R$ 400 milhões nas principais avenidas do Centro da cidade, com geração de 2.400 empregos diretos e 3.600 indiretos. Somados, serão 10 km de ruas urbanizadas e revitalizadas.