Niterói comemora 447 anos com a entrega do Novo Mercado Municipal

Data: 23-11-2020

Descrição

No dia do aniversário de 447 anos de Niterói, o presidente da Emusa, Reinaldo Pereira, acompanhou a primeira dama Fernanda Sixel e o prefeito eleito da cidade Axel Grael, neste domingo (22), à cerimônia de entrega da restauração de mais um equipamento cultural e econômico da cidade: o novo Mercado Municipal. Com investimento de R$ 30 milhões, todo um trabalho meticuloso foi realizado para manter as características da arquitetura Art déco.  

O imóvel faz parte de um conjunto arquitetônico da região portuária de Niterói, com uma área de cerca de 9.700 metros quadrados. Todo o telhado e o subsolo foram refeitos para suportarem uma nova estrutura metálica.  “Trata-se de um dos grandes projetos da Prefeitura de Niterói para a retomada econômica da cidade, sendo um espaço que renovará as atividades comerciais, gastronômicas e artesanais”, destacou Reinaldo.   

Representando o prefeito Rodrigo Neves, diagnosticado com Covid-19, a primeira-dama Fernanda Sixel destacou a alegria em participar do evento: “É mais um dos sonhos desta gestão, que retirou várias obras do papel. Resgatar a história deste local, que estava completamente abandonado, é um ganho para a cidade”, disse.  

A partir de agora começarão as intervenções de modernização para adaptar o prédio às necessidades atuais e, até fevereiro, quando também serão finalizadas as obras do entorno, o Novo Mercado Municipal estará pronto para ser entregue à cidade.  Nesta segunda e última fase de obras, serão construídas uma nova praça, um centro cultural e edifício garagem com 300 vagas. Todo o local contará com medidas de sustentabilidade, como o uso da luz natural, reaproveitamento de água de chuva e telhado verde.  

O térreo do mercado será um espaço para comercialização de frutas, incluindo espécies raras e de cultivo orgânico, verduras, legumes, produtos tradicionais da região, açougue, empórios especiais, produtos gourmet, queijos, laticínios e especiarias. No mezanino ficarão restaurantes, cervejarias artesanais e adega. Ao todo, 180 boxes serão disponibilizados a empresários e empreendedores aonde poderão comercializar seus produtos.