Maternidade Alzira Reis será completamente revitalizada

Data: 28-07-2021

O prefeito de Niterói, Axel Grael, acompanhado do presidente da Emusa, Paulo César Carrera, e da diretora de Planejamento e Captação de Recursos, Priscila Freitas assinou, nesta terça-feira (27), a ordem de início das obras de revitalização e ampliação da Maternidade Alzira Reis, em Charitas. A unidade, que terá sua capacidade de atendimento ampliada em 30%, será uma das estruturas mais modernas do Estado do Rio de Janeiro.

O prefeito destacou que a obra oferece conceitos inovadores, com soluções sustentáveis. O espaço contará com intervenções nas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. A edificação ganhará sistema de ar condicionado, controle por câmeras de segurança e rede de lógica integrando todos os serviços através de sistema de informação.  “O mais importante é que vamos avançar na luta pelo parto saudável com essa nova unidade, ampliada para receber mais mulheres”.

Além da modernização, a maternidade será referência em sustentabilidade, como conta o presidente da Emusa: “As ações sustentáveis incluem instalação de aquecimento solar, elevadores eficientes, iluminação natural e sensores de presença, reúso da água da chuva, acessibilidade visual, telhados e paredes verdes. Todas as medidas resultarão em uma economia de cerca de 40% na energia e de 60% de água potável”, explicou Paulo César.

Ainda será implantada uma Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos, com seis berços em ambiente equipado e planejado. O projeto também contempla atenção aos ambientes de acolhimento, com salas específicas para os exames de ultrassonografia, ecocardiograma e análises clínicas e leitos de recuperação pós-anestésica. Na ala de internação, cinco novos ambientes serão planejados para realização de pré-parto, parto e pós-parto. Além disso, contará com áreas específicas para acompanhantes e atividades de apoio ao aleitamento, todos os espaços com as normas de acessibilidade.

O atendimento não será interrompido durante as intervenções, que têm prazo de conclusão de 12 meses.  O investimento será de R$17,2 milhões.