Lançado edital para obras de Reurbanização e Ampliação da Avenida Marquês do Paraná

Data: 12-06-2019

A Prefeitura de Niterói, através da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) lançou, na manhã desta quarta-feira (12/06), o edital para as obras de Reurbanização e Ampliação da Avenida Marquês do Paraná, no Centro. A cerimônia, ocorrida no Palácio Solar do Jambeiro, contou com a presença do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; do presidente da Emusa, Reinaldo Pereira, dos secretários municipais de Obras, Vicente Temperini; Executivo; Paulo Bagueira, Urbanismo, Renato Barandier; Planejamento, Modernização e Gestão, Axel Grael; Fazenda, Geovanna Victer;  Seconser, Deyse Monassa, entre outros.

O projeto de Reurbanização e Ampliação contempla o acréscimo de uma pista de rolamento no sentido Icaraí e uma quarta faixa em direção à ponte Rio-Niterói. O canteiro central será reposicionado e o ponto de ônibus em frente ao Hospital Universitário Antônio Pedro irá para área sobre o mergulhão, que receberá os mesmos moldes das novas estações da Transoceânica.   O trecho entre Rua Dr. Celestino e Miguel de Frias ganhará a ciclovia junto à calçada para fazer a ligação das pistas exclusivas da Amaral Peixoto para a Roberto Silveira. As calçadas ganharão acessibilidade, arborização e novo paisagismo. O investimento será de aproximadamente R$ 12 milhões e o prazo de 10 meses a partir da ordem de Início.

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, além de resolver o problema do gargalo no final da Rua Dr. Celestino, a obra vai proporcionar aos motoristas, assim como aos ciclistas e pedestres, uma nova experiência de mobilidade, com agilidade e segurança. “Nos últimos anos buscamos melhorar vários espaços públicos que antes estavam esquecidos. Assim, tornamos a cidade um lugar melhor para se viver, e não vamos parar”, garantiu ele.

Para Axel Grael, essa intervenção será uma das mais importantes que esta gestão já executou: “Resolver esse problema da mobilidade vai trazer muitos benefícios para sociedade que passar por este trecho. Além disso, vamos conseguir dar um salto de qualidade e potencializar o uso das bicicletas em Niterói. Desta forma poderemos pensar em outros futuros projetos e soluções na área da mobilidade”, afirmou o secretário.

Demolições – Para se chegar a esta etapa, a Prefeitura de Niterói, através da Procuradoria Geral do Município (PGM) desapropriou 35 imóveis, entre apartamentos e lojas comerciais, e demoliu três edificações. Foram investidos R$11,8 milhões de recursos obtidos através do modelo de autorga onerosa, que financiará ações do processo de requalificação do Centro.