Jacaré receberá obras de infraestrutura e PMF

Data: 19-06-2018

Dezenas de moradores estiveram presentes na manhã desta terça-feira (19), à assinatura da Ordem de Início da obra de urbanização da Estrada Frei Orlando, no Jacaré, Região Oceânica da cidade. O prefeito Rodrigo Neves, acompanhado do presidente da Emusa, Reinaldo Pereira; do secretario municipal de Obras, Vicente Temperini, do secretário Executivo Axel Grael, demais secretários e líderes comunitários tornou o que era um sonho virar realidade.  E o presente concluído será entregue no Natal, mês em que as obras serão concluídas.

Ao custo de R$ 4.060.853,49, a drenagem e pavimentação dos 1,9km da Estrada Frei Orlando contará com um diferencial: também será feita a renaturalização do Rio Jacaré. Será utilizado um método pioneiro, pois há uma grande preocupação com a recuperação do Rio Jacaré, que corta toda a estrada. “Essa obra é de muita importância ambiental, pois serão utilizadas diversas soluções sustentáveis que evitem levar ao ciclo hidrológico natural do rio sedimentos e líquidos poluídos,” explicou Axel Grael.

Para o presidente da Associação de Moradores do Jacaré, Jocimar Marques de Souza (mais conhecido como Pico), esta é uma importante e histórica conquista para a região. “O Jacaré só tem a ganhar com Rodrigo Neves prefeito. É muito gratificante ver o que antes era apenas uma promessa sair do papel. Vamos todos ajudar a cuidar do nosso bairro”, pediu aos moradores ali presentes.

O vereador Anderson Pipico, também presente à solenidade, foi o membro do Legislativo que recebeu destaque e muitos aplausos por ter colaborado com a realização da obra. “Ele sempre esteve aqui conosco, com o pé na lama, presenciando nossas necessidades e levando-as ao conhecimento do prefeito. Ele nos representa”, disse Boquinha, presidente da associação de moradores do trecho acima da quadra esportiva.

O prefeito Rodrigo Neves destacou todas as obras que já foram realizadas na Região Oceânica, entre elas a reforma e ampliação do Hospital Municipal Mário Monteiro, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), a urbanização do Cafubá, Fazendinha, bairro Peixoto, Piratininga, e por ultimo a entrega do túnel Charitas-Cafubá e prometeu, para o segundo semestre, o início das obras de implantação de uma unidade do programa Médico de Família (PMF), que há muitos anos também é uma reivindicação da população. “Administrar uma cidade é como fazer uma obra em casa. Não adianta subir paredes se as fundações não forem bem feitas, senão na primeira chuva tudo irá por água abaixo. E é isso que estamos fazendo na Região Oceânica. Construindo 50 anos em 5”, disse.

O local também ganhará a reforma da quadra de esportes e uma praça que já estão sendo executadas.

Ruas 54 e 55 também receberão infraestrutura

Na sequência de solenidades, foi assinada pelo secretário de governo, Vitor Júnior, a ordem de início da drenagem e pavimentação das ruas 54 e 55, no Cafubá, que somam aproximadamente 400 metros de extensão. Elas foram as únicas ruas que não haviam sido contempladas no primeiro projeto de urbanização do bairro, em 2016. “Era uma dívida que tínhamos com os moradores daqui, e que em breve ela estará paga”, garantiu ele, confirmando para 60 dias o prazo final para a conclusão da obra.

Novas obras a caminho

Quatro novas obras tiveram ordens de inicio publicadas no DO desta segunda-feira (18/06). O Parque Palmir Silva, no Horto do Barreto, Zona Norte da cidade, receberá uma pista de patinação e o jardim japonês, que contará com pontes suspensas, lago com carpas, área de meditação, arbustos e lanternas de pedra. Para integrar o projeto de revitalização da principal área de lazer do bairro, o Horto ganhará também um novo portão de entrada e uma lona para cobertura do anfiteatro.

A Vila Ipiranga, no Fonseca, também receberá uma nova área de lazer. Está em construção uma nova praça e vestiários na quadra poliesportiva, que também terá o alambrado reformado.

A Rua São Paulo, nº 121 e 122, no bairro da Ponta D’Areia também será beneficiada com obras de contenção de encostas.  A intervenção inclui a ancoragem e desmonte de blocos rochosos, limpeza do talude e colocação de barreiras de proteção para prevenir deslizamentos de terra.

A Policlínica Regional Antônio Carlos da Silva, localizada na Avenida Jansen de Melo, no Centro, receberá reforma nas salas de vacinação. A previsão de conclusão de todas elas é no final do segundo semestre.