Ilha da Boa Viagem será restaurada

Data: 23-07-2020

Descrição

Será entregue, na primeira semana de agosto, as obras de contenção de encostas na histórica Ilha da Boa Viagem, aonde foram executados em seis diferentes pontos 35 m³ de cortina atirantada e 626m² de solo grampeado, além de 22 metros de uma mureta estaqueada. Também foram confeccionadas novas estruturas estabilizadoras, regularizadas escadas de acesso, muretas e executado o nivelamento da Avenida General Milton Tavares de Souza, via de acesso dos visitantes à ilha após a ponte.

A assinatura da Ordem de Início da Restauração do Castelo, Fortim e Capela Nossa Senhora da Boa Viagem também é esperada para o mesmo dia da entrega da contenção, conta o presidente da Emusa, Reinaldo Pereira: “Antes da reabertura desse importante espaço público, vamos garantir a segurança de todos os visitantes com as novas contenções. O acesso à ilha está completamente revitalizado e seguro para que todos os visitem”, disse.

 O investimento das contenções chegou a R$1,4 milhão e também fez parte do Plano de Gerenciamento e Prevenção de Riscos da Prefeitura de Niterói. Com a conclusão desta etapa, será aberta uma nova frente de trabalho para a restauração dos ambientes existentes na ilha, realizado em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão que aprovou o projeto e acompanhará todo o processo de intervenção.

 “Nosso objetivo é agregar a ilha à cidade mantendo toda a estrutura original, sem descaracterizar o patrimônio”, conta o presidente da Emusa. De acordo com ele, o Castelo receberá uma administração para a equipe de gestão e um novo ambiente cultural com espaços para exposições. A capela ganhará novo banheiro com acessibilidade e o Fortim terá toda a restauração necessária sem perder a estrutura original. O investimento da restauração será de R$5,5 milhões e a obra terá o prazo de 12 meses para conclusão após a assinatura da Ordem de Início.