Festival Mulher premia 55 servidoras de Niterói

Data: 11-03-2022

As servidoras municipais foram homenageadas na noite desta quinta-feira (10), na sala Nelson Pereira dos Santos (Reserva Cultural), em São Domingos, no terceiro dia de eventos alusivos ao mês da Mulher.  Representando a Emusa, a servidora Maria Helena de Andrade foi destaque pelos 32 anos dedicados ao município através de seus projetos de arquitetura, dentre os quais a construção de 10 unidades escolares na década de 1990 em apenas três anos: “tenho muito orgulho de ter contribuído pela Educação de Niterói”, contou. A arquiteta também participou da concepção e   implantação do Caminho Niemeyer e diversos outros projetos de ampliações e revitalização de praças e prédios públicos.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, agradeceu às mulheres que fazem parte da equipe do governo e que ajudam a construir os resultados com tanta competência. “Temos a questão da igualdade de gênero como uma bandeira prioritária deste governo. O trabalho de união de forças para que os avanços sigam acontecendo é fundamental. Temos todos os motivos para acreditar na importância do protagonismo da mulher como força propulsora de um mundo mais justo, mais sustentável e de mais paz”, destacou.

A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) está à frente da campanha que, em 2022, leva o nome de “Nossas conquistas são históricas e diárias”. A secretária de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, disse que o Festival Mulher é uma iniciativa dentro de uma agenda maior. “Todo ano a Prefeitura organiza uma campanha, um momento de reflexão. Esse ano, o mote da nossa campanha é “Nossas conquistas são históricas e diárias”. O 8 de março é muito simbólico. É um momento de celebrar as nossas conquistas, que não são poucas, mas também um momento de refletir e reivindicar avanços. As mulheres têm maior escolaridade mas não ocupam espaços de gestão e de liderança nas empresas e no setor público. A Prefeitura de Niterói tem compromisso com as mulheres. Lançamos o auxílio social, um programa específico para mulheres em situação de violência. Precisamos celebrar, mas precisamos continuar trabalhando. O tema da mulher perpassa todos os órgãos da Prefeitura”, explicou Fernanda Sixel.

O Festival encerra as atividades no dia 30, às 18h, com a entrega do Prêmio Inês Etienne Romeu, que está na 5ª edição e homenageia mulheres que se destacaram em suas atividades e participaram da luta pelos direitos femininos em diferentes áreas. Este ano serão homenageadas 10 mulheres que atuaram individualmente ou como representantes de instituições nas seguintes categorias: diversidade de áreas de atuação; diversidade racial; e/ou diversidade geracional. A atração da noite será a poetisa, jornalista, escritora, atriz e cantora Elisa Lucinda.

A programação completa do mês da mulher está disponível no Instagram da Codim (https://linktr.ee/mulheresniteroi