Engenho do Mato ganhará escola municipal

Data: 18-11-2022

A Emusa iniciou obras de requalificação do antigo Colégio Estadual Fagundes Varela, no Engenho do Mato, que se transformará na escola municipal Fagundes de Varela com expectativa de atender, em horário integral, todo o ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, com 450 vagas.

O prédio de quatro pavimentos será completamente reformado e contará com 17 salas de aula, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, salas de multimeios, sala de direção e de professores, secretaria, cozinha e refeitório.  Externamente, o espaço contará com duas quadras poliesportivas cobertas com vestiários. Também será construído um prédio anexo com dois pavimentos: no primeiro andar será criado um espaço para auditório com capacidade para 72 lugares e no segundo uma sala multiuso para aulas de dança, teatro, lutas e artes marciais.

O presidente da Emusa, Paulo César Carrera, destaca outros pontos importantes da revitalização que darão destaque à escola: “Além de nos preocuparmos com acessibilidade em todos os ambientes, as salas também serão climatizadas. Construiremos ainda uma cisterna de reuso para o reaproveitamento da água das chuvas e um sistema de captação de energia solar para aquecer a água nos chuveiros”, acrescentou.

“É com muita alegria que comemoramos o início da construção da futura Escola Municipal Fagundes Varela, uma das entregas da política de expansão da nossa Rede Municipal de Educação, que integra o projeto Niterói 450 Anos. Essa é mais uma das inúmeras ações que reforçam o compromisso da Prefeitura de Niterói com a educação pública”, diz o secretário municipal de Educação, Lincoln de Araújo.

O prazo de conclusão das obras é de 12 meses.