Engenho do Mato ganha Parque Rural

Data: 28-05-2018

Com o objetivo de incentivar a vocação rural do Engenho do Mato, estimular novos negócios e investimentos, além de gerar emprego e renda, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou dia 19 de maio, Ordem de Início para as obras do primeiro Parque Rural do estado do Rio de Janeiro, na Estrada São Sebastião. Com área de 10 mil metros quadrados, o parque contará com espaço para exposições e eventos, além de escritórios. O investimento será de R$ 3,9 milhões e a previsão é de que a obra seja concluída em oito meses.

“O parque rural do Engenho do Mato terá a primeira pista hípica coberta do estado e vai ser muito importante para o desenvolvimento do bairro. Teremos  muitos eventos e já iniciamos diálogo com a UFF para que seja instalado aqui uma extensão do curso de veterinária da universidade”, disse o prefeito.

Rodrigo Neves aproveitou a presença de moradores e representantes da associação de moradores local para anunciar que pretende promover também obras de infraestrutura nas ruas do bairro, melhorando a mobilidade e o acesso dos futuros visitantes do parque rural. Quanto à pavimentação da Estrada São Sebastião, ele prometeu fazer uma consulta aos moradores para saber a opinião de cada um quanto à obra, que pode vir a alterar as característcas locais.

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Bagueira, disse que a obra vem de encontro a uma necessidade de fortalecimento da área rural na cidade. “Já existem escritórios querendo se fixar na cidade para geração de negócios. Niterói poderá, inclusive, sediar leilões de cavalos manga larga ou de outras raças, se tornando uma nova referência neste tipo de negócio no Estado do Rio”, ressaltou Bagueira.

Antônio Carlos Mello, conhecido como Carlinhos Lamparão, proprietário de um empreendimento na região, disse que há 40 anos morador do Engenho do Mato nunca havia visto o poder público iniciar uma obra que irá realmente estimular a área rural da cidade.

“Vários tipos de negócios poderão surgir em torno do Parque Rural, incluindo comércio, aulas e criação de animais. A região poderá realmente se tornar um ícone, com negócios temáticos. Será muito bom para a cidade e para moradores”, concluiu ele.