Emusa lança obras do Pacto de Retomada Econômica

Data: 06-10-2021

Já foram publicados, no Diário Oficial do município desta terça-feira (05) os editais de licitação das obras de construção do Parque Esportivo da Concha Acústica, no Centro, e da urbanizações de 17 ruas do Jardim Imbuí anunciadas pelo prefeito Axel Grael durante cerimônia de lançamento do Pacto de Retomada Econômica de Niterói, na segunda (04), no Teatro Municipal. O edital de urbanização de 117 do Engenho do Mato, também na Região Oceânica, está para ser lançado a qualquer momento.

O investimento do município nestas três obras com editais anunciados será de aproximadamente R$ 285 milhões com a previsão de geração de 2.520 empregos. Entre todas as intervenções previstas no Pacto, estão obras de mobilidade, urbanização, drenagem e pavimentação, além de projetos voltados para setores de saúde, educação, turismo, cultura, meio ambiente, habitação e desenvolvimento econômico e social, cujo investimento será de R$2 bilhões em políticas públicas de empregabilidade que gerem mais de 12 mil postos de trabalhos diretos e indiretos no município.

O prefeito Axel Grael explicou que o Pacto de Retomada Econômica foi dividido em 7 eixos temáticos com ações que irão até 2024, e inclui a criação da Moeda Arariboia (que beneficiará 30 mil famílias) e a dragagem do Canal de São Lourenço como incentivo à indústria naval. “Esse é um pacto de retomada da economia. Chamamos de pacto porque a prefeitura tem grande responsabilidade e capacidade de ajudar nesse processo, mas queremos trabalhar em parceria com a iniciativa privada, sociedade e academia para desenvolver nossa cidade e voltar a gerar empregos. Além dos bilhões investidos, vamos contabilizar os empregos que estamos gerando. A geração de empregos tem que ser nosso grande esforço”, destacou o prefeito.

No pacote de intervenções também foram anunciadas outras 25 obras de grande porte para a cidade. Elas fazem parte do eixo Niterói Empregada e inclui a reforma do Cine Icaraí, a revitalização das orlas Centro, Gragoatá e Charitas, da Alameda São Boaventura, e a criação de um restaurante popular na Zona Norte.

De acordo com o presidente da Emusa, Paulo Cesar Carrera, a empresa já executa outras ações do pacto, como a reforma da Maternidade Alzira Reis, do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da UFF, a construção da Plataforma Digital do Viradouro e a urbanização dos bairros Santo Antônio, Maralegre, Serra Grande e Maravista. “Ainda iniciaremos grandes obras que melhorarão e muito o eixo da mobilidade como a revitalização da Alameda São Boaventura, com previsão de geração de 1.200 empregos”, disse Paulo Cesar.