Sete projetos estão em andamento neste momento
Inseridos no Plano Niterói 450 Anos, a revitalização do Centro tem neste momento sete grandes frentes de obra em andamento. São obras que transformarão toda a região e vão valorizar o patrimônio natural e arquitetônico com um projeto inovador de urbanização, cultura e respeito ao meio ambiente.
1- Revitalização Avenida Rio Branco
O primeiro projeto acontece em uma das principais portas de entrada da cidade: Na Avenida Visconde do Rio Branco. A revitalização inclui a execução de novo calçamento e corredor viário nos moldes da TransOceânica, que seguirá da Ponta D´Areia à Concha Acústica em uma faixa exclusiva para o transporte público. A via também receberá novo paisagismo assinado pelo escritório de arquitetura Burle Marx.
O presidente da Emusa, Antonio Lourosa, explica que a primeira intervenção deste projeto está localizada na área do Mercado de Peixe São Pedro. “Além do comércio, o local tem grande importância histórica para a cidade, por isso, iniciamos o serviço pela ampliação da rede de drenagem, repaginação do estacionamento e colocação de meio-fio. Vamos executar também a colocação de pedras portuguesas, paisagismo do entorno e nova iluminação”, conta.
Outra obra importante incluída neste projeto a revitalização da Praça Araribóia, que contempla a integração do Terminal João Goulart à Praça Juscelino Kubitschek. Haverá ainda uma nova esplanada no local onde hoje funciona um estacionamento que será desativado. Com a desapropriação da antiga estação de aerobarcos, a Transtur viabilizará uma grande área de contemplação do pôr do sol. O espaço atrás do Shopping Bay Market receberá um novo mirante, com guarda-corpo e bancos. Esta ainda será iniciada.
2- Entorno Concha Acústica
A adequação no entorno da Concha Acústica é o segundo projeto. O objetivo é proporcionar um ambiente com excelentes condições de circulação de pedestres e veículos. Como a região vai ficar bem mais movimentada, ela ganhará novas baias e de ônibus e total integração entre os espaços de esporte e lazer que ali serão instalados. Os moradores que passam pela rua General Osório acompanham o andamento das intervenções, com a adequação da calçada da via, construção de meio fio e ampliação da rede de drenagem.
3- Revitalização das ruas do Gragoatá
A terceira frente de trabalho acontece na região do Gragoatá, que também está sendo contemplada no plano. Além da urbanização das ruas Alexandre Moura e Coronel Tamarindo, a equipe iniciou a reforma da Praça Duque de Caxias, que recebe paisagismo, troca do piso, instalação de área de convivência e iluminação em LED. Outra praça do bairro que será revitalizada é a Santos Dumont.
“É uma verdadeira mudança e um projeto desafiador, mas estamos transformando tudo desde o Mercado de Peixe São Pedro até o Forte do Gragoatá, com nova infraestrutura das vias, totalmente acessíveis e sinalizadas, com paisagismo, ciclovia em toda a extensão e novas áreas de convivência. Tudo isso vai valorizar ainda mais o Centro de Niterói”, completa Antonio.
4- PPP para Integração Centro/Caminho Niemeyer
O quarto projeto de intervenção é fruto de uma Parceria Público Privada que realiza a integração do Centro com o Caminho Niemeyer. Já foi iniciado o prolongamento das ruas Marquês de Caxias, Saldanha Marinho e Doutor Fróes da Cruz. A área de 65 mil metros quadrados será ocupada por oito quarteirões que, no futuro, vão receber empreendimentos imobiliários residenciais e estabelecimentos comerciais. O conceito é a criação de uma nova área verde no Centro do município, juntamente com a construção de um boulevard para pedestres com 10 mil metros quadrados e 220 árvores.
5 – Novo Parque Esportivo da Concha Acústica
As revitalizações do Centro ainda vão se adequar às obras do novo Parque Esportivo da Concha Acústica e da pista de Atletismo da UFF, cujas obras estão a todo vapor.
No Parque Esportivo, a construção das três quadras estão finalizadas: de vôlei de praia, tênis e poliesportiva. Somente a pintura será executada próximo ao término da obra. A marcação da pista de caminhada já foi iniciada. A estrutura do campo de futebol também está em fase de acabamento para então começar a instalação da grama sintética. A equipe também avança na construção da arquibancada e da cisterna que vai atender a irrigação do campo.
Além disso, o parque contará com um ginásio com capacidade de 2 mil pessoas, cujo acesso para o segundo andar permitirá uma vista para a Baía de Guanabara. A criação de um parcão, academia da terceira idade, paraciclo e arquibancadas também fazem parte do projeto.
6 – Parceria UFF
Outra obra importante para a prática esportiva é a construção da pista de atletismo do Gragoatá, realizada através de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e a Universidade Federal Fluminense. As intervenções foram iniciadas pela concretagem da pista de caminhada, drenagem do campo de futebol e construção dos vestiários e almoxarifado.
O projeto seguirá todas as determinações internacionais para competições e ainda serão implementadas áreas de salto em altura, salto com vara, salto triplo e salto à distância. O entorno do campo terá pistas retas, de 100 metros, e ovais, de 400 metros. O espaço também contará uma sala para administração, além de arquibancada e iluminação em LED. Será mais uma área sustentável: placas solares e sistema de captação de água de reúso serão implantados.
7- Restauração da Casa Norival de Freitas
Por último, outra importante intervenção do Eixo Centro é a obra de restauração da Casa Norival de Freitas. O casarão histórico, que será a sede do Programa Aprendiz Musical, passa por um minucioso e detalhado reparo.
Atualmente as portas e janelas estão sendo retiradas e todas serão recuperadas. Os revestimentos do atual prédio anexo, que será demolido, também foram removidos e devidamente catalogados, pois serão utilizados numa futura cafeteria no espaço. A casa também está cercada de andaimes fachadeiros para executar as prospecções nas alvenarias e revestimentos, e um telhado em estrutura metálica ainda cobre o casarão para evitar danos ao bem.
Todo o projeto executivo já foi aprovado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Além da preservação das características originais da edificação, será construído o novo anexo com três pavimentos: No primeiro haverá uma cafeteria e auditório com camarim; no segundo a sede administrativa, um estúdio e uma área de convivência e, no último, um terraço com área de contemplação. A área total da edificação é de 373m² num terreno de 978m². A área externa do casarão ganhará novo paisagismo e iluminação.
Centro 450 em números
Até 2024, o plano prevê investimento público de R$400 milhões nas principais avenidas do Centro da cidade, que gerarão 2.400 empregos diretos e 3.600 indiretos. Somados, serão 10km de ruas urbanizadas e revitalizadas.