Emusa entrega reforma da Praça da Amendoeira, na Ponta D’Areia

Data: 18-07-2023

A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) concluiu a reforma completa da Praça da Amendoeira, na Ponta D’Areia, entregue no último sábado (15/07). Além da revitalização da pista de skate, o equipamento ganhou novos brinquedos e passou a contar com churrasqueira e dois vestiários. O campo de futebol e o playground receberam grama sintética.  Também foram instaladas mesas com bancos de concreto e uma academia da terceira idade.

A novidade animou a garotada do bairro, em especial, os mais de 150 alunos do Núcleo Ponta D’Areia do Projeto Gerson, que não se deixaram intimidar pela chuva fina, comparecendo em massa ao primeiro treino após a reinauguração, nessa terça-feira (18/07). Mãe do jovem Arthur, de 8 anos, a psicopedagoga Lorena Molinaro acompanhava o filho durante a atividade e elogiou o resultado das obras.

“O Arthur é louco por futebol e está muito feliz com a reforma da praça, que ficou mais segura, funcional e organizada. Foi um ganho enorme para os moradores”, afirmou Lorena.

Professor do Projeto Gerson, o ex-jogador de futebol Sérgio Murilo também elogia a reforma.

“Faço parte do Projeto Gerson desde o início e fico muito feliz em ver a garotada animada, treinando com segurança, usufruindo de uma excelente estrutura”, observa o professor.

O investimento total na Praça da Amendoeira foi de R$ 1,7 milhão. Atualmente, a Emusa realiza a reforma de dezenas de praças em diversas regiões de Niterói. Os trabalhos priorizam o bem-estar da população, visando a integração dos moradores em áreas de lazer seguras e com infraestrutura adequada.

integrada à nova sede do Programa Niterói de Bicicleta, após a restauração do Castelinho”, explicou.

Em seguida, o último trecho vistoriado foi o entorno da Concha Acústica, cujas obras acontecem na Rua General Osório. Nesta semana está em andamento a instalação do piso intertravado e a nova rede de drenagem, com colocação de caixas ralo. O meio fio e a calçada também foram demarcados. A intervenção permitiu que a via seja de mão inglesa e atenderá uma grande demanda de tráfego após a inauguração do Parque Esportivo.

“É uma verdadeira mudança e um projeto desafiador, mas estamos transformando tudo desde o Mercado de Peixe São Pedro até o Forte do Gragoatá, com nova infraestrutura das vias, totalmente acessíveis e sinalizadas, com paisagismo, ciclovia em toda a extensão e novas áreas de convivência. Tudo isso vai valorizar ainda mais o Centro de Niterói”, afirma Antonio.

A equipe que participou das visitas também contou com a presença do secretário de Urbanismo, Renato Barandier, do coordenador do Niterói de Bicicleta, Felipe Simões, e da Diretoria de Operações da Emusa, Leila Figueiredo.