Emusa elabora projetos de contenção de encostas para Petrópolis

Data: 14-06-2022

Descrição

O presidente da Emusa, Paulo César Carrera, e o vice prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, entregaram ao prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, na tarde desta segunda-feira (13) relatório com projetos de engenharia para a execução de obras de contenção de encostas nas localidades atingidas pelas fortes chuvas na cidade em fevereiro deste ano.

O documento apresenta projetos para 35 pontos espalhados por 12 bairros, entre eles os mais atingidos como Quitandinha, Alto da Serra, Castelânea, Centro, Coronel Veiga, Duarte da Silveira, Floresta, Caxambu e Chácara Flora.  Com os projetos, a cidade serrana agilizará os processos para a captação de recursos em torno de R$180 milhões.

De acordo com Paulo César, cerca de 15 profissionais trabalharam ativamente na execução dos projetos: “A Emusa enviou dez técnicos especialistas em mapeamento de encostas e gestão de risco para o trabalho de campo e, depois, mais cinco colaboradores internos ajudaram no desenvolvimento do documento. Executamos toda a demanda em três meses”, afirmou o presidente. A Emusa também contou com o apoio da Defesa Civil e Geotecnia de Niterói.

 A Diretora de Planejamento e Captação de Recursos da Emusa, Priscila Santos, explicou a variedade de técnicas utilizados no relatório: “Olhamos a necessidade de cada ponto com muita atenção. Para a estabilização de taludes foram descritas técnicas como cortina atirantada, solo grampeado e muro estaqueado. Também desenvolvemos projetos de drenagem nas encostas”, pontuou.

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Niterói, em especial à Emusa, com a ajuda fundamental e célere nas forças de resposta. A cidade viveu a maior tragédia de sua história em 15 de fevereiro, quando as fortes chuvas causaram uma série de deslizamentos, enchentes e mortes.