Emusa e SMO participam de capacitação sobre Acessibilidade

Data: 21-06-2022

Colaboradores da Emusa participaram, na manhã desta terça-feira (21), do I Encontro Conhecer para Respeitar: Desenvolvendo um Olhar Sensível para a Acessibilidade, promovido pela Secretaria Municipal de Obras, em parceria com a Secretaria de Acessibilidade.

Com o objetivo de ampliar os olhares daqueles que projetam as obras do município para as necessidades das pessoas com deficiência ou qualquer mobilidade reduzida (surdas, mudas ou cegas) palestrou a diretora da Secretaria de Acessibilidade de Niterói, Carol Basílio. Carol explicou como a cidade pode minimizar as barreiras e facilitar o acesso de toda população: “Precisamos de profissionais que, ao desenvolverem uma obra, não descartem nenhuma pessoa. O acesso aos lugares públicos é um direito de todos e neles os deficientes podem possuir autonomia e independência”.

Os profissionais também puderam ver na prática obras e locais com diferentes barreiras arquitetônicas e urbanísticas, que dificultam a mobilidade. Ainda foi disponibilizado um manual de calçadas acessíveis, que orienta e conscientiza a sociedade da necessidade de igualar as calçadas à Legislação Brasileira de Acessibilidade.

Outra oficina que compôs o cronograma do evento foi ministrada pelas intérpretes Drielle Hipólito e Janete Flores. Elas ensinaram noções básicas da Língua Brasileira de Sinais e como se portar e auxiliar pessoas com deficiência auditiva que busca por serviços públicos.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, o tema ainda será muito divulgado no âmbito das obras públicas: “Futuramente vamos conversar com empresas parceiras e demais profissionais da áreas para, juntos, firmarmos total apoio à acessibilidade, pois uma cidade justa e igualitária depende do nosso trabalho”.

Emusa como lugar acessível

De acordo com o presidente Paulo César Carrera, a Emusa busca sempre ampliar a acessibilidade no ambiente dentro e fora da instituição: “Somos o primeiro órgão da prefeitura a possuir um local de espera acessível, devidamente sinalizado. Também demos início ao processo para acionar a tecnologia assistiva em nosso site, a Maria, que atenderá surdos, pessoas com deficiências intelectuais, analfabetos funcionais, idosos, dislexos e outras pessoas com dificuldades de leitura e compreensão de textos. Uma novidade que vai melhorar a vida de todos”.