Emusa dá início a 74 obras ainda este mês

Data: 23-09-2022

Mais 74 obras serão iniciadas ainda este mês na cidade. Foi o que garantiram o prefeito Axel Grael e o presidente da Emusa, Paulo César Carrera, durante cerimônia de assinatura da Ordem de Início de todas elas no auditório do Caminho Niemeyer, na noite desta quinta-feira (22), com a participação de empresários, assessores e moradores de Niterói.

Levar infraestrutura e segurança a diversos bairros é o objetivo, por isso neste primeiro momento 38 comunidades serão beneficiadas, dentre elas Maceió, Santo Cristo, Caramujo, Morro do Estado, Coruja, Jerônimo Afonso, Igrejinha, Morro do Penha, Sabão, Jacaré, Ititioca, Nova Brasília, Morro do Palácio e Souza Soares. O investimento será de R$30,2 milhões este ano com perspectiva de chegar a R$123,8 milhões até 2024.

“Todos os projetos são prioritários e atenderão as necessidades de cada comunidade com serviços de contenção de encostas, canalização de córrego, drenagem de ruas, construção de unidade do médico de família, entre outros”, explicou o presidente da Emusa, Paulo César Carrera. Ainda de acordo com ele, 14 bairros também serão contemplados com obras estruturais como Santa Rosa, Cantagalo, Bairro de Fátima, Jurujuba, Engenhoca, Cafubá, Rio do Ouro, Ilha da Conceição, Maria Paula, entre outros.

O presidente ainda valorizou a importância dos colaboradores da Emusa para que todos os projetos saíssem do papel: “Durante essa semana criamos uma força tarefa para liberar todos os processos. O trabalho começou há algum tempo, com vários profissionais elaborando e conhecendo as demandas dos moradores de cada localidade”, agradeceu ele.

O prefeito Axel lembrou que as obras fazem parte do Plano Niterói 450 Anos, que prevê R$2 bilhões em investimentos na cidade entre 2022 e 2024. “O objetivo é ampliar e qualificar os serviços prestados à população niteroiense, marcando os 450 anos de fundação da cidade, comemorados no ano que vem. A expectativa é que o município tenha o maior volume de obras de sua história, com investimentos divididos em seis eixos: Saúde, Educação, Centro, Zona Norte, Sustentabilidade, Clima e Resiliência.”

O prefeito também reforçou que nos próximos meses serão lançados novos pacotes de obras: “As comunidades que não foram citadas aqui não precisam se preocupar, pois estamos anunciando apenas um primeiro grupo de intervenções. Muitas outras ainda virão e vamos anunciar novas frentes de trabalho para melhorar a cidade como um todo”, explicou Axel.

As ordens de início serão publicadas no Diário Oficial do município a partir deste sábado, 24.

Estiveram presentes à cerimônia o secretário de Obras, Vicente Temperini; da Defesa Civil e Geotecnia, Wallace Medeiros; a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Ellen Benedetti; o presidente da Federação das Associação de Moradores de Niterói (Famnit), Manoel Amâncio, e Binho Guimarães, representando a Câmara de Vereadores.