A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) concluiu as obras de restauração do Solar Notre Rêve (antiga Casa Norival de Freitas), no Centro de Niterói. A entrega fez parte das comemorações dos 451 anos da cidade.
A restauração do casarão foi desenvolvida por meio de um minucioso processo de pesquisa e catalogação desse importante casarão, que faz parte da história da cidade. Desde as pinturas, portas e janelas, cada estrutura recebeu total atenção de especialistas para trazer de volta as grandes influências do Art Nouveau, com muita técnica e cuidado. Uma verdadeira preservação do Patrimônio Histórico do Município. Ao todo, foi recuperada uma área de 1.375m².
“Quero parabenizar toda a equipe envolvida nesse trabalho importantíssimo para Niterói e desafiador para a Emusa. Estamos muito felizes e orgulhosos do resultado, fruto de grande dedicação de todos os profissionais envolvidos”, afirma o presidente da Emusa, Antonio Lourosa.
Os trabalhos seguiram as orientações e normas do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePac).
A partir da entrega do novo casarão, o espaço funciona como sede do Programa Aprendiz, da Prefeitura de Niterói, que visa à inclusão social de crianças e jovens por meio do ensino da música.
Atrás do casarão, foi construido um prédio anexo em estilo moderno, contrastando com a arquitetura do Solar. A edificação conta com três pavimentos, abrigando um auditório com camarim, sede administrativa, estúdio e área de convivência, incluindo um terraço com espaço para contemplação.
Os trabalhos de restauração do Solar Notre Rêve receberam investimento de R$ 29,1 milhões.