Emusa conclui projeto executivo do Engenho do Mato

Data: 10-02-2020

A Emusa concluiu o projeto e executivo que levará ao Engenho do Mato as tão esperadas obras de urbanização. No total, 117 ruas serão contempladas e 47km de vias receberão drenagem, novo pavimento e padronização das calçadas.  O edital de licitação para a contratação das obras será lançado nos próximos dias. Na noite desta segunda -feria (10), o projeto foi apresentado aos moradores locais no gabinete do prefeito Rodrigo Neves.

De acordo com o Diretor de Obras Especiais da Emusa, Lincoln Tomaz da Silveira, foram necessários enfrentar muitos desafios para concluir o projeto: “Devido ao curso do Rio João Mendes e Rio da Vala, além da presença de inúmeras obstruções acima dele, o percurso tornou-se mais complexo. Com isso, nos empenhamos nas análises para executar um bom plano de drenagem das águas pluviais, que também incluirá uma macrodrenagem na região.”

As obras serão executadas levando em consideração as questões ambientais e respeitando a vocação histórica do bairro. Por isso, 80% das ruas receberão piso intertravado ao invés da pavimentação asfáltica. O método permitirá ainda melhor permeabilidade do pavimento e evitará o alagamento em dias de chuvas fortes.

Ainda segundo o diretor Lincoln, para melhor análise dos rios, o prefeito também já autorizou a contratação de estudo hidráulico de ambos.  A previsão de investimentos para o local é de R$180 milhões e o prazo de conclusão será de 24 meses a contar da Ordem de Início.