Emusa conclui obra de contenção de encostas no Cafubá

Data: 12-12-2023

A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) concluiu mais uma obra de contenção de encostas, desta vez, na Rua José Luis Erthal, na comunidade do Caniçal, bairro do Cafubá, Região Oceânica de Niterói.

Com o investimento de R$ 7 milhões, o local recebeu sete cortinas atirantadas, abrangendo área de 494 metros quadrados, solo grampeado com revestimentos em geomanta e concreto projetado, e mureta estaqueada. Também foi realizada a revitalização dos acessos, a instalação de guarda-corpo e a implementação de novas canaletas de drenagem.

As obras no Cafubá fazem parte de um conjunto de contenções emergenciais que acontecem em outras 10 localidades de Niterói, com o objetivo de impossibilitar deslizamentos causados pela chuva.

Somente em 2023, a Prefeitura de Niterói investe mais de R$ 236 milhões por meio do Plano Niterói 450 anos, em obras de contenção de encostas que contribuem diretamente com a vida de moradores das comunidades do Morro do Céu, Morro Boa Vista, Caixa D’Água, Santa Rosa, Grota do Surucucu, Cantagalo, Largo da Batalha, Ilha da Conceição, Caramujo, Maceió e Fonseca, dentre outras.

Fotos: Leonardo Simplício