Emusa avança nas obras de revitalização da Orla Centro

Data: 01-07-2024

Quem passa pela orla do Centro de Niterói pode observar as mudanças que estão acontecendo em uma das principais vias da cidade. As obras na Avenida Visconde Rio Branco fazem parte de um conjunto de intervenções sob a responsabilidade da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa).

Ao longo de toda a Rio Branco, é possível acompanhar diversos operários trabalhando na requalificação das calçadas, um trabalho artesanal e cuidadoso para a colocação das pedras portuguesas. Já foram realizados os trabalhos de requalificação das pedras portuguesas em dois trechos, no espaço entre o Mercado São Pedro até o Terminal João Goulart, e em áreas próximas ao Shopping Bay Market e das Barcas.

Há também movimentações no canteiro central da pista, onde serão instalados novos pontos de ônibus, seguindo o modelo da TransOceânica. Além disso, a via receberá nova infraestrutura com acessibilidade, ciclovia em toda a sua extensão e áreas de convivência. Toda a área será equipada com iluminação em LED e nova sinalização.

A intervenção busca promover o deslocamento e autonomia com segurança para todas as pessoas. Com um investimento de R$ 64 milhões, a previsão para a conclusão dos trabalhos é para o segundo semestre deste ano.

Em 2023, a Emusa concluiu intervenções que contribuíram para a revitalização da região central da cidade. As proximidades do Mercado São Pedro foram beneficiadas com a ampliação da rede de drenagem, nova pavimentação, calçadas e meios-fios, além de iluminação, reconfiguração do estacionamento e paisagismo.

O entorno do Parque Esportivo da Concha Acústica também recebeu melhorias, como nova drenagem, calçadas, melhorias na acessibilidade e paisagismo, proporcionando uma total integração da Concha, ainda em obras, com a nova pista de Atletismo da UFF. As ruas Alexandre Moura e Coronel Tamarindo, no Gragoatá, foram revitalizadas com iluminação em LED, requalificação de calçadas, ciclovias e pavimentação. Importantes espaços de convivência da região, as praças Duque de Caxias e Santos Dumont, também foram recuperadas. A última estará integrada à nova sede do Programa Niterói de Bicicleta, após a conclusão da restauração do Castelinho.

Fotos: Leonardo Simplício