A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) segue avançando nas obras de macrodrenagem dos bairros do Barreto e Engenhoca, na Zona Norte da cidade.
No momento, as equipes trabalham na instalação de manilhas para o sistema de drenagem no trecho da Rua Vereador José Vicente Sobrinho, que vai da Travessa José Carreteiro até a Travessa Francisco Esteves. Há uma interdição total entre as travessas José Carreteiro e Julio Fróes onde apenas é permitido o acesso dos moradores, e um sistema de mão dupla foi estabelecido para permitir que os veículos vindos da Rua Capitão Alfredo Cruz possam acessar a Travessa Júlio Fróes. Operadores de tráfego contratados pelo consórcio responsável pela obra estão orientando os motoristas no local.
O projeto das obras de macrodrenagem dos bairros Barreto e Engenhoca abrange 4,6 quilômetros de extensão, começando pela Rua Vereador José Vicente Sobrinho, avançando entre o Colégio Pedro II e o Ciep Professor Anísio Teixeira, paralelas à Rua General Castrioto, e desembocando na Baía de Guanabara, onde uma rede está sendo construída ao lado do cemitério do Maruí. Além disso, as ruas envolvidas receberão nova pavimentação e requalificação das calçadas.
Apesar das vias mencionadas citadas já contarem com um sistema de captação de águas pluviais, o mesmo será expandido, com a inclusão de galerias e tubulações de maior capacidade. O investimento é de aproximadamente R$ 76 milhões, com prazo de execução de 24 meses.