Edital para obras da Alzira Reis será lançado nesta sexta

Data: 15-08-2019

Depois da assinatura do termo de cooperação entre o prefeito Rodrigo Neves e o governador Wilson Witzel na noite desta quarta-feira (14), que concedeu cessão da área da Maternidade Alzira Reis, em Jurujuba, o prefeito lançou na manhã desta quinta-feira o edital de licitação, que será publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (16). A obra terá um investimento de R$15 milhões e transformará a maternidade num equipamento moderno e sustentável.

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, a obra permitirá uma ampliação de 30% do atendimento: “A maternidade já é uma referência em atendimento às grávidas do município, mas como a estrutura é antiga, não era possível fazer melhorias. Agora que o prédio é definitivamente da administração municipal, isso permitiu o lançamento do edital para que as obras aconteçam”, comentou o prefeito.

A unidade, que é especializada em parto normal humanizado, realiza cerca de 130 procedimentos por mês, não vai interromper o atendimento durante a obra. No total, mais de 23 mil crianças já nasceram na maternidade.

Unidade ganhará estrutura sustentável

A novidade deste projeto, segundo o presidente da Emusa, Reinaldo Pereira, são as inúmeras ações sustentáveis. Dentre elas estão aquecimento solar, elevadores eficientes, iluminação natural e sensores de presença, reuso da água da chuva, telhados e paredes verdes e acessibilidade visual. “Essas medidas gerarão uma economia de cerca de 40% na energia e de 60% de água potável”, explica.

A reforma e ampliação da maternidade redimensionará as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, incluirá os sistemas de ar condicionado em toda a edificação, de controle por câmeras de segurança e implantará rede de lógica integrando todos os serviços através de sistema de informação.

Ainda será implantada uma Unidade de Cuidados Intermediários para Recém-nascidos, com seis berços em ambiente equipado e planejado. O projeto também contempla atenção aos ambientes de acolhimento, com salas específicas para os exames de ultrassonografia, ecocardiograma e análises clínicas; leitos de observação para avaliação da indicação de internação; além de ambientes planejados para acompanhantes e para atividades de apoio ao aleitamento, todos os espaços com as normas de acessibilidade.

Estiveram presentes à cerimônia, entre outros, os secretários municipais de Obras, Vicente Temperini; de Sáude, Maria Célia Vasconcelos; de Fazenda, Giovanna Victer; o diretor de Planejamento e Captação de Recursos, Paulo César Carrera, além dos deputados Paulo Bagueira e Chico D’Angelo.

Obra de contenção beneficia prédio da Maternidade

Com objetivo de garantir a segurança do hospital, a Emusa já realiza uma obra de contenção de encostas na Avenida Carlos Ermelindo Marins, localizada na comunidade do Preventório (atrás da maternidade). Com investimento de cerca de

R$ 1 milhão, está em andamento a colocação de solo grampeado com geomanta. O prazo de conclusão desta etapa é para novembro deste ano.