Reforço estrutural do Deck da Ponta D’Areia é executado

Data: 14-10-2022

Foram iniciados o reforço estrutural e a troca da madeira em toda a extensão do cais da Rua Barão de Mauá, na Ponta D’Areia. A revitalização do local, iniciada há 40 dias, recebeu uma vistoria técnica do prefeito Axel Grael; do presidente da Emusa, Paulo César Carrera, e do secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, nesta terça-feira (11). Com investimento de R$ 3.237.782,02 e prazo de quatro meses, a obra inclui ainda a recuperação das calçadas, nova iluminação, e a reforma da praça no final da rua.

“A região é conhecida como Portugal Pequeno porque ali várias famílias portuguesas se estabeleceram no passado. Já foi um lugar com uma gastronomia bastante importante em Niterói. Um lugar que é uma das prioridades em termos de retomada da economia, inclusive com um novo acesso ao Estaleiro Mauá. São ações que vão melhorar muito a Ponta D´Areia. Aqui também é um lugar tradicional da pesca em Niterói. A gastronomia sempre foi em torno dos frutos do mar. Vamos desenvolver mais um local de atração turística, recreação, lazer e cultura para Niterói”, afirmou Axel Grael.

De acordo com o presidente da Emusa, Paulo César, a intervenção será dividida em três etapas, pensadas de forma estratégica para que os pescadores continuem exercendo suas atividades: “Neste momento estamos trabalhando a primeira fase, com a troca do madeiramento ruim e a recuperação do concreto estrutural, que estava muito deteriorado. Vamos fazer um deck totalmente novo, com guarda-corpo à beira mar e nova iluminação”, explicou.

Ele também confirmou para a próxima semana o início das obras na praça, cuja área de lazer terá um equipamento para a terceira idade, playground sobre grama sintética, área de churrasqueira, banheiro, um bicicletário e vagas para motocicletas.

Também estiveram presentes à vistoria o diretor de Operações da Emusa, Antônio Lourosa, o presidente da Famnit, Manoel Amâncio, e representantes do estaleiro Mauá.