Contenções são concluídas no Morro do Estado

Data: 23-09-2019

Descrição

Moradores do Morro do Estado, no Centro, vivem uma nova realidade com a execução do Plano de Gerenciamento e Prevenção de Riscos na comunidade que iniciou este ano 54 obras de contenção de encostas. Além da finalização da obra da Rua Moacir Padilha, considerada a maior contenção já realizada na cidade com 2.800 metros quadrados, três outros pontos da Rua Padre Anchieta também estão com as intervenções finalizadas. Nesta primeira (Moacir Padilha), foi executado cortina atirantada concreto projetado, colocação de tirantes e guarda corpo. Já na Rua Padre Anchieta, as contenções abrangeram melhorias nos acessos com a construção de escadas.

Na Travessa Manoel Lourenço, também no Morro do Estado, duas contenções estão na fase final de execução com cerca de 70% da obra concluída. Solo grampeado, canaletas de drenagem e escadas de acesso estão sendo executadas.

Outras regiões da cidade também vivenciam a realidade de obras. No Morro da Penha, na Ponta D’Areia, as contenções estão localizadas na Ladeira Major Rocha e a Travessa Francisco Soares Pacheco. Nesta primeira, está em andamento a colocação da tela de alta resistência, o concreto projetado e guarda-corpo. Na ladeira, a técnica utilizada é o contra-forte e a cortina atirantada, que possui 70% de obra concluída.

Também na reta final estão as intervenções na Rua João Teodoro da Silva, no Cantagalo. A drenagem já foi concluída e esta semana será executado o muro de concreto projetado. A cortina atirantada está 85% concluída.

No bairro do Ingá as intervenções acontecem no Morro do Palácio. Na Rua Getúlio Vargas já foi realizada a execução de cortina atirantada, solo grampeado e concreto projetado, para finalizar está sendo realizada a drenagem. Já a Rua Leonel Brizola o projeto inclui uma contenção com cortina atirantada no plano superior e solo grampeado adjacente, com previsão de conclusão da obra para dezembro deste ano.

Emusa lança novas obras de contenção

O presidente da Emusa, Reinaldo Pereira, anunciou para este semestre novas obras de contenção de encosta, além dos 54 pontos mapeados através do Estudo de Gerenciamento de Riscos. De acordo com ele, são obras cujos processos já estavam em tramitação e por isso estão sendo executadas além dos pontos priorizados pelo mapeamento.

No Morro do Pires, no Fonseca, a Rua Paulo Alberto será beneficiada com mais um ponto de estabilização de talude. Com investimento de R$104 mil, será construído um muro sobre estacas, através da técnica de concreto projetado e canaleta de drenagem.

Em Jurujuba, as comunidades de Salinas e Peixe Galo receberão uma contenção de um bloco rochoso, com investimento de R$2,4 milhões. O projeto ainda inclui drenagem superficial, muro de contenção, laje para o lixo e concreto projetado.