Contenções de encostas prosseguem em Jurujuba

Data: 30-05-2023

Descrição

Jurujuba recebe este ano de 2023 o maior número de obras de contenção de encostas. Ao todo, são 19 os pontos de intervenções em andamento no bairro, identificados com maior grau de risco e necessidade de intervenção. O investimento chega a R$12,8 milhões. Dois deles já foram totalmente concluídos. Na Rua Lauro Sodré (número 219), foi utilizada uma técnica diferenciada de contenção: além do solo grampeado, uma manta de fibra de coco foi instalada pois, além de proteger, preserva o paisagismo do local. E a Travessa José Maurício (altura do número 03), recebeu solo grampeado, concreto projetado e drenagem. 

Além dela, outras cinco frentes de obra avançam na Travessa José Maurício: próximo ao número 213 acontece a perfuração da rocha para colocação de tirantes; na altura do número 134, a cortina está sendo concretada. Já pelos números 26, 164 e 202 foi executada a limpeza do terreno e as equipes trabalham na escavação da cortina. Dois pontos da Travessa da Paz e na Tv. Gonçalo Ferreira recebem a retirada de material da encosta.

Uma das beneficiadas da comunidade é a Dona Lia Menezes, que acompanha diariamente o andamento das obras: “Eu só tenho elogios para todos os trabalhadores e fico muito feliz em vê-los ao lado da minha casa. Antigamente, quando começava a chover, eu tinha que sair para um local seguro, mas agora eu durmo tranquila e melhorou muito o acesso até onde eu moro.”

Outras vias que ainda passarão por obras são: Rua Antônio Ferreira e travessas Castorino, Galdino, José Bento e Percílio Santos.

De acordo com Antonio Lourosa, o investimento permeia muito mais do que as contenções: “As vielas e travessas do bairro ainda contam com a revitalização de acessos, construção e reforma de escadarias, rampas e colocação de guarda-corpo.”

Avenida Carlos Ermelindo recebe obra emergencial

Foi iniciada em fevereiro uma grande contenção na encosta na via de entrada de Jurujuba. Após um deslizamento oriundo de fortes chuvas, a Emusa iniciou a obra emergencial em uma área de 2.579 m².  Atualmente ocorre a retirada do aterro e finalização do projeto executivo para iniciar efetivamente a intervenção.