A Emusa concluiu a obra de contenção de encostas na Avenida Professor João Brasil, uma das principais vias do Fonseca, onde foram utilizadas técnicas diferenciadas que impedem a queda de grandes blocos e lascas de rochas.
Embora a intervenção garanta a segurança de uma área de mais de mil metros quadrados, ela quase não é vista. Além do trabalho de perfuração de rochas para a colocação de tirantes e contrafortes, foram utilizadas barreiras dinâmicas e telas de aço de alta resistência, como explica o presidente da Emusa, Antonio Lourosa:
“Se uma rocha se desprender do talude e entrar em contato com essa barreira, que é flexível, ela se deforma, absorve o impacto e acomoda o bloco rochoso. Todo esse sistema é fixado por chumbadores e cabos de sustentação. Encontramos nessa técnica a melhor solução para a via após muitos estudos da nossa equipe.”
Com investimento de R$ 11,2 milhões, a obra faz parte de um conjunto de intervenções do Plano Niterói 450 Anos, do eixo Clima e Resiliência, que também executa intervenções pelos bairros do Maceió, Fonseca, Cantagalo, Grota do Surucucu, Cubango, Caramujo, dentre outros.