Concha Acústica será transformada em Complexo Esportivo

Data: 07-03-2022

Com investimento de R$ 97,6 milhões, a Ordem de Início para a transformação da Concha Acústica em um Complexo Esportivo de padrão internacional foi assinada na manhã desta segunda-feira (07), no próprio local, pelo prefeito da cidade, Axel Grael, acompanhado do vice-prefeito, Paulo Bagueira, do presidente da Emusa, Paulo César Carrera, entre outras autoridades.

Dentre as transformações estão a aplicação de grama sintética no campo de futebol, a construção de duas quadras externas, uma de vôlei de areia e uma de tênis. O ginásio terá capacidade para 2 mil pessoas e  uma quadra poliesportiva, cujo acesso para o segundo andar permitirá uma vista para a Baía de Guanabara. O local também será contemplado com um parcão, academia da terceira idade, paraciclo e arquibancadas.

Para o prefeito Axel Grael, o momento é de muita celebração para o esporte: “Vim de uma família de esportistas e Niterói também tem uma tradição no esporte. Daqui surgiu um conjunto de talentos que levam o nome da cidade para outros locais do país e fora. Com certeza com este complexo serão abertas muitas oportunidades e novos talentos serão descobertos”, disse.

Ainda de acordo com ele, toda a estrutura foi planejada com base na sustentabilidade: no teto do ginásio, haverá captação de água da chuva para reuso na irrigação do parque; a pista de corrida de 500 metros será de borracha reciclada, as estruturas terão teto verde (sistema com objetivo principal de plantio de árvores e plantas nas coberturas de edificações) e o parque terá seis bosques.

O tradicional palco vai passar por um “retrofit”, uma tendência na arquitetura e no design cuja técnica se propõe a aperfeiçoar equipamentos sem que eles precisem ser demolidos, evitando que percam a sua essência, preservando sua história e valorizando-o.

A obra do Complexo Esportivo da Concha Acústica está inserida no plano Centro 450, que irá revitalizar o Centro da cidade até 2024 com nova paisagem, infraestrutura, mobilidade e acessibilidade.