Cinco prédios do novo IACS foram entregues nesta quarta

Data: 13-04-2022

Cinco dos 11 prédios da nova sede do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense, no Campus do Gragoatá, além do bloco E (Sala de Exposições), foram oficialmente entregues na tarde desta quarta-feira (13) durante vistoria do prefeito Axel Grael e equipe da Emusa responsável pela execução do projeto, uma parceria com a universidade através do programa de cooperação ampla em Cultura, Artes, Cinema e Economia Criativa.

De acordo com o presidente da Emusa, Paulo César Carrera, todo o complexo encontra-se neste momento com 80% das obras finalizadas e a expectativa é entregar tudo no mês de julho. “Os outros seis blocos estão em fase de acabamentos, com a colocação dos pisos e instalação elétricas, hidráulicas e de esgoto. O estacionamento também está finalizado, faltando concluir o paisagismo e colocação do piso intertravado e revestimentos”, explicou. A construção, realizada integralmente pela Prefeitura de Niterói, recebeu investimento de R$ 28,9 milhões.

O prefeito de Niterói reforçou a importância do projeto para a comunidade acadêmica: “ele permitirá a ampliação da capacidade de formação do IACS, da qualificação dos serviços e de um acolhimento cada vez maior de alunos, fazendo de Niterói uma potência na área de comunicação social e   produção audiovisual. É uma demanda de muitos anos que estamos atendendo através desta frutifica parceria”, afirmou Axel Grael.

A obra conta com 110 salas interligadas e divididas em blocos de salas de aula, um anfiteatro, pátio e sala de exposição para os alunos. A ideia inicial de construir os onze edifícios interligados entre bibliotecas, laboratórios, salas de aulas e espaço de convivência foi elaborada pela comunidade acadêmica e mantida no projeto atual.

Neste novo espaço serão ministrados os cursos de graduação em Arquivologia, Artes, Biblioteconomia e Documentação, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social, Estudos de Mídia, Produção Cultural, e de Pós-Graduação em Ciências da Informação, Cinema e Audiovisual, Comunicação, Cultura e Territorialidades, Mídia e Cotidiano e Estudos Contemporâneos das Artes.