O presidente da Emusa, Paulo César Carrera, acompanhou, na manhã desta quinta-feira (03), o lançamento do Programa Ciclopop, programa de coleta de resíduos recicláveis através de triciclos, na Praça da Rótula do Cafubá. Dez equipamentos foram destinados ao uso de catadores de material reciclável da Região Oceânica cadastrados pela equipe do TTS da Emusa e que farão a coleta de porta em porta.
“O programa de coleta seletiva encaminhará o material coletado a uma destinação final adequada, contribuindo para a preservação do Meio Ambiente e para a geração de trabalho e renda”, explicou Paulo César, acrescentando que a ideia dos triciclos é que eles substituam as carroças movidas à tração animal e humana por um triciclo de carga.
Os triciclos de carga fazem parte do Programa Coleta de Serviços Recicláveis que visa a mobilização social e ambiental dos moradores e comerciantes na doação de materiais para os catadores. O equipamento é composto por duas unidades de amassadores de latas, setas refletivas, retrovisores e triângulo sinalizador e tem capacidade para suportar até 200kg
De acordo com a coordenadora técnica do Trabalho Técnico Social (TTS) da Emusa, Angélica Sochino, a equipe realizou um cadastro dos moradores interessados em separar e fornecer material para reciclagem em dias e horários pré-determinados pelos catadores de materiais recicláveis: “São cerca de 30 cadastrados que utilizarão o equipamento para coleta domiciliar.
O secretário municipal da Região Oceânica, Binho Guimarães, destacou os impactos sociais que a obra da Transoceânica gerou na vida dos moradores da região e, para isso, uma série de programas estão sendo desenvolvidos para acompanhar o desenvolvimento ali gerado: “a política de incentivo ao transporte sustentável da cidade, com a implantação das ciclovias, somado à importância da função de um catador de material reciclável só vem a contribuir para mantermos a qualidade de vida da região”.