Charitas e Barreto terão obras de drenagem

Data: 09-03-2023

A Prefeitura de Niterói atua mais uma vez na política de resiliência da cidade. Foram assinadas nesta quinta-feira duas importantes medidas: a Ordem de Início das obras de drenagem da Avenida Prefeito Silvio Picanço, em Charitas, e o lançamento do edital das obras de drenagem da Engenhoca e Barreto, que inclui as ruas José Vicente Sobrinho e General Castrioto.

Durante a cerimônia, no auditório da própria prefeitura, o prefeito Axel Grael falou da sua  expectativa: “Embora Charitas e Barreto não sejam geograficamente próximos, as ações fazem parte do mesmo esforço de acabar com os alagamentos. Não são soluções simples, mas fizemos projetos bem estruturados para trabalhar a melhor alternativa, com resultados definitivos”.

Para iniciar de maneira imediata, a intervenção em Charitas contempla a região localizada entre a Praça do Rádio Amador e o início da Av. Carlos Ermelindo Marins. “A obra abrange o trecho situado entre a Rua Juiz Alberto Nader e a Rua Dr. Armando Lopes. Esse é um ponto crítico para a drenagem da região, pois a rede existente nestas ruas não é capaz de dar vazão a todo o volume de água em dias de chuva forte e parte escoa superficialmente até a Av. Prefeito Silvio Picanço”, explicou o presidente da Emusa, Paulo César Carrera.

A extensão da obra é de 389,5 metros. Serão utilizadas galerias de concreto armado de até 2,5m x 1,2m e tubos de PVC rígidos para uma drenagem eficiente. As águas pluviais vão para o canal próximo à Praça do Rádio Amador.

Segundo o ex-prefeito de Niterói e atual secretário executivo, Rodrigo Neves, tudo isso é fruto de muito trabalho e investimento.

“Pegamos uma cidade sem resiliência, nós investimos R$700 milhões em obras de encostas. Niterói hoje é um exemplo de Defesa Civil, tem sistema de pluviômetro, radares, sirenes. Obras que não aparecem, mas que salvam vidas. Investimos em drenagem e macrodrenagem onde ela não existia. Agora, é ampliar a macrodrenagem onde ela já existe. Aí entra Charitas, Barreto e a Roberto Silveira e outros pontos como a Alameda que precisam”, ressalta.

A solução adotada será a substituição de galerias existentes por outras com maior capacidade hidráulica. Com o objetivo de minimizar o impacto das obras, as novas galerias serão implantadas no mesmo trajeto das galerias existentes que serão substituídas.

O investimento estimado é de R$6,3 milhões, com prazo de conclusão de cinco meses.

Drenagem beneficiará Barreto e Engenhoca

Também aconteceu no mesmo evento o lançamento do edital das obras de drenagem da Engenhoca e Barreto. A obra terá 4,6 km de extensão e começará na Rua Vereador José Vicente Sobrinho, Engenhoca, avança próximo ao Colégio Pedro II, em paralelo à Rua General Castrioto, e desemboca na Baía de Guanabara, em uma rede que está sendo construída ao lado do cemitério Maruí. O trecho também receberá pavimentação e reurbanização das calçadas.

Embora ambas as vias já possuam um sistema de captação de águas pluviais, ele será ampliado com maiores galerias e tubulações. O investimento será de aproximadamente R$85 milhões, com prazo de execução de 24 meses a contar da Ordem de Início.

Para o vice-prefeito, Paulo Bagueira, o edital para a obra do Barreto é uma satisfação pessoal e política, já que é uma causa pela qual ele briga há muito tempo.

“Para mim, além de uma grata satisfação pessoal, a obra do Barreto é uma satisfação política e uma grande necessidade. Toda equipe está empenhada para que a gente possa tocar essa obra com velocidade. Na região de Charitas tivemos alguns encontros desde a época do governo Rodrigo. Ter a oportunidade de fazer essas duas iniciativas para a cidade de Niterói, que é de suma importância, é muito bom. As obras de Charitas vão atender os moradores, mas também a cidade como um todo”, conta.

Presenças – Estavam presentes na cerimônia os secretários municipais de Obras, Vicente Temperini; de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; de Clima, Luciano Paez; de Defesa Civil e Geotecnia, Coronel Walace Medeiros; de Governo, Rúbia Secundino; os vereadores, Anderson Pipico, Andrigo de Carvalho, Renato Cariello e Leandro Portugal; o presidente da Federação das Associações de Moradores (Famnit), Manoel Amâncio, entre outras autoridades.