Centro da cidade ganhará uma Nova Praça Araribóia

Data: 13-06-2019

A intervenção que promete transformar o centro da cidade e os principais pontos turísticos da orla Centro-Gragoatá teve edital lançado, na tarde desta quinta-feira (13), no auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC). A cerimônia contou com a presença do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; do presidente da Emusa, Reinaldo Pereira, dos secretários municipais de Obras, Vicente Temperini; Executivo; Paulo Bagueira, Urbanismo, Renato Barandier, e Seconser, Dayse Monassa, além de vereadores e assessores municipais.

O projeto de Revitalização da Praça Araribóia contempla a integração do Terminal João Goulart com a Praça Juscelino Kubitschek, além de calçadas acessíveis, paisagismo com espécies coloridas que mudam de acordo com a estação, vista mais ampla para o mar. A estátua de Araribóia será deslocada cerca de 30 a 50 metros para ficar reposicionada entre duas palmeiras e centralizada na Avenida Hernani Amaral Peixoto.

Entre tantas melhorias, o estacionamento das barcas será desativado e o imóvel da antiga estação de aerobarcos, desapropriado, o que permitirá uma grande área de contemplação do pôr do sol. O bicicletário terá sua capacidade duplicada para atender a demanda de usuários que tende a aumentar com a integração das ciclovias da Amaral Peixoto e Marquês do Paraná.

“Enquanto a maioria dos municípios sequer estão conseguindo pagar os salários, tenho orgulho de ser o prefeito que mais construiu escolas e que colocou todas as crianças em sala de aula. Na região oceânica, mais de 50% das ruas já foram asfaltadas e até 2020 vamos continuar olhando para o futuro com otimismo. Vamos emoldurar o centro da cidade e torna-lo mais pujante, moderno, democrático e seguro para o niteroiense”, garantiu o prefeito.

A revitalização da orla Centro-Gragoatá será iniciada pela Nova Praça Araribóia, que terá investimento de R$ 15 milhões e prazo de conclusão de 12 meses a partir da ordem de início. Todo o projeto Orla Centro-Gragoatá, que inclui o Mercado São Pedro ao Forte do Gragoatá, tem prazo para conclusão de 18 meses.