Bicicletário Araribóia – Uma obra de mobilidade e segurança

Data: 30-04-2018

A cidade de Niterói sempre teve grande potencial para o transporte cicloviário: belas paisagens, bom clima, relevo, ciclovias e ciclofaixas espalhadas por toda a cidade. Mesmo com tantos artifícios, a população niteroiense ainda não utilizava tanto as bicicletas para chegar aos seus destinos devido à falta de espaços e segurança para guardar os veículos.

Para mudar essa situação e tornar Niterói uma referência no transporte, o prefeito Rodrigo Neves, através do conjuntos do programa Niterói de Bicicleta, tomou a iniciativa para construir o maior bicicletário da cidade. Pensando em estratégia e mobilidade, a obra foi pensada para ser construída ao lado da estação das Barcas, no Centro da cidade, o que permitiria fácil acesso aos usuários do terminal rodoviário, das universidades, empresas e comércios da região.

Com projetos e processos licitatórios realizados pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento, o equipamento tomou forma e começou a ser construído em junho de 2016, recebendo um investimento de R$ 852.598,79.

Foram necessários apenas nove meses para inaugurar o primeiro e maior bicicletário do município. No dia 27 de março de 2017, foi entregue o espaço de 478,6 metros quadrados, que disponibilizou mais 416 vagas com segurança, além de recepção, bebedouros e área para manutenção básica e bombas de ar.

Após a inauguração, Niterói passou a possuir 1,2 mil vagas para bicicletas e aumentaram as campanhas de conscientização sobre a importância de humanizar o trânsito e diminuir os acidentes.

Para o prefeito Rodrigo Neves, o bicicletário se integra ao esforço de incentivar a cultura da bicicleta, que é um meio de transporte mais sustentável, faz bem para o meio ambiente e para a saúde das pessoas, gerando mais qualidade do ar e da vida, sendo também um grande incentivo para que mais pessoas a usem como opção de transporte.

Hoje o Bicicletário Araribóia é um equipamento público, de uso livre e gratuito a todos, moradores e visitantes da cidade. O funcionamento ocorre de segunda a sexta das 6h às 23h e no sábado das 7h às 18h.