Assinada ordem de Início da requalificação do Canto de Itaipu

Data: 14-10-2019

No início da tarde do último sábado (12), o prefeito Rodrigo Neves assinou a Ordem de Início das obras de requalificação do Canto da Praia de Itaipu, na Região Oceânica da cidade. O projeto será desenvolvido pela Emusa em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Modernização da Gestão (Seplag) e a Cooperação Andina de Fomento (CAF) e o investimento será de cerca de R$2 milhões.

O projeto prevê melhorias no acesso, inclusive com rampas de acessibilidade ao banho de mar para as pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes, espaço para estacionamento, uma praça para valorizar as áreas de Museu Arqueológico, além de uma infraestrutura para pescadores. As intervenções já começam esta semana e o prazo de conclusão é de cinco meses.

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, a obra do Canto de Itaipu foi pensada desde o planejamento do túnel Charitas-Cafuba, um dos motivos da criação do Pro-Sustentável, que engloba um conjunto de obras de infraestrutura e pavimentação. “As características ambientais serão mantidas, evidenciando a natureza e identificando potencialidades produtivas. Estratégias para o desenvolvimento sustentável serão propostas e todos sairão ganhando. Teremos incentivo ao turismo e à pesca artesanal”, garantiu o prefeito.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, destacou que todo o projeto tem como objetivo agregar alternativas de lazer, comércio e desenvolvimento da atividade pesqueira. “O projeto privilegia a inclusão social. Para isso serão construídos passagens com acessibilidade ao banho de mar para usuários com mobilidade reduzida”, disse. Além disso, a meta é preservar o maior número de espécies arbóreas existentes, privilegiando as espécies do ecossistema da Mata Atlântica e de restinga em condições saudáveis.