Centro da cidade será revitalizado

Data: 30-01-2023

As obras que prometem transformar o Centro de Niterói e revitalizar os principais pontos turísticos da região serão iniciadas. Foi assinada, na última sexta-feira (27), pelo prefeito Axel Grael e pelo presidente da Emusa, Paulo César Carrera,  a Ordem de Início das três mais importantes intervenções: a revitalização da Avenida Visconde do Rio Branco, do entorno do Parque Esportivo da Concha Acústica e das ruas Alexandre Moura e Coronel Tamarindo, no Gragoatá. O pacote de obras faz parte o Plano Niterói 450 Anos.

Todo o projeto contempla o trecho entre o Mercado de Peixe São Pedro ao Forte do Gragoatá, que ganhará nova infraestrutura com acessibilidade, paisagismo, ciclovia em toda a extensão e áreas de convivência, todas com iluminação em LED e nova sinalização. A Avenida Visconde do Rio Branco terá novo calçamento e corredor viário nos moldes da TransOceânica, que seguirá da Ponta D´Areia à Concha Acústica em uma faixa exclusiva para o transporte público. A via também receberá novo paisagismo assinado pelo escritório de arquitetura Burle Marx.

Durante a cerimônia, o prefeito Axel Grael destacou a importância histórica das obras no Centro.

“É um ganho sensacional para a cidade. O Centro foi onde Niterói começou. Ao longo da nossa história, a região foi perdendo moradores e as pessoas foram se mudando para outros locais, mas o Centro continua sendo o local com a melhor infraestrutura da cidade. Então, essa obra tem importância histórica, cultural e logística. É uma obra estruturante. Comparada com outras grandes que estamos fazendo em Niterói é, ao meu ver, a de menor complexidade. Creio que, por conta disso, teremos resultados rápidos”, explicou Axel Grael.

Entre tantas melhorias, também está incluída a revitalização da Praça Araribóia, que contempla a integração do Terminal João Goulart à Praça Juscelino Kubitschek. Haverá ainda uma nova esplanada no local onde hoje funciona um estacionamento que será desativado e, juntamente com a desapropriação da antiga estação de aerobarcos, a Transtur, possibilitará uma grande área de contemplação do pôr do sol. A área atrás do Shopping Bay Market receberá um novo mirante, com guarda-corpo e bancos.

Já as obras ao entorno da Concha Acústica, o presidente Paulo César explica que o objetivo é proporcionar um ambiente com excelentes condições de circulação de pedestres e veículos: “Futuramente vamos inaugurar o Parque Esportivo e a pista de Atletismo da UFF, cujas obras estão em andamento. A área vai ficar bem mais movimentada e, por isso, ganhará novas baias de ônibus e total integração entre os espaços de esporte e lazer”.

A região do Gragoatá também será contemplada. Além da urbanização das ruas Alexandre Moura e Coronel Tamarindo, haverá a reforma das praças Adelino Magalhães e Duque de Caxias.

O investimento total dos três projetos é de R$89 milhões. O objetivo é que os trabalhos estejam concluídos no primeiro semestre de 2024.